O consumo na era da integração total de canais e o cliente multitela

0

Estive em alguns eventos e eles sempre nos acrescentam muito, por isso decidi compartilhar aqui com vocês alguns pontos que com certeza vamos ver no nosso mundo e-commerce em breve.

Que o smartphone vem transformando a nossa vida, isso já é realidade, hoje temos a internet nas grandes cidades, que virou tão importante quanto a energia elétrica (quem nunca se perguntou como as pessoas trabalhavam antes da invenção da internet?), mas nos últimos tempos grandes players estão fazendo história usando o mobile.

Veja uma grande marca de artigos esportivos, na Finlândia, quem vai à loja não precisa se preocupar com o horário e não estou falando de loja online, na loja física eles possuem uma vitrine eletrônica que exibe fotos em imagens 3D e permite que o cliente compre, tirando uma foto pelo celular (lógico que usando seu aplicativo mobile e-commerce).
Já falamos muito como o consumidor consome mais tendo mais informações esse é um caso claro. E ao analisarmos o comportamento daqueles que usam aplicativos das redes, verificamos que os consumidores "heavy users" acabam tendo um ticket médio de 40% mais que os outros que estão menos informados.

A Deloitte Americana apresentou um estudo que mostra claramente que o consumidor munido de um smartphone sente-se mais seguro ao finalizar a compra em qualquer ambiente, seja ele online ou off-line.
Aí vem a pergunta: o que nós do e-commerce podemos fazer para criar essa experiência multicanal? A ideia que me surge está muito ligada aos aplicativos mobile, pois se o meu concorrente está no shopping, eu quero saber quando o meu consumidor está chegando perto dele (um aplicativo mobile bem dirigido com sua área de tecnologia pode te responder isso antes mesmo de você perguntar ) e impactá-lo com uma promoção ou um aviso dos seus pontos de fidelidade, bem antes dele chegar na porta do meu concorrente e namorar a vitrine dele.

Já sabemos que nos EUA (segundo a Forrester) 40% das vendas que ocorrem no mundo físico são influenciadas pelo canal digital, esse número cresce a passos largos e em dois anos chegará a 60%.

E o mais interessante é que podemos pegar carona inclusive na Televisão, por pesquisas internas descobrimos que 35% das pessoas que estão na frente da telinha estão com algum dispositivo em mãos e quando assistem a uma propaganda, rapidamente pesquisam o produto na internet – BINGO! Usar a relação de palavras-chave para trazer o que iria para o concorrente para sua página pode ser inteligente e infinitamente mais barato que uma propaganda em horário nobre, basta ter um marketing bem preparado para estratégias de concorrência e guerrilha.

Sempre considerei o avanço da internet como uma revolução na forma de consumir, assim como foi com a chegada dos carros, da eletricidade e de tudo que mudou nossa forma de interagir, isso está cada vez mais óbvio nas grandes cidades e vem crescendo nas menores, levando o acesso aos produtos a cada canto do país.

Vamos ter muito assunto para falar disso e quero compartilhar com vocês.

Boas vendas.
Fátima Bana, mestre em comportamento digital do consumidor pela UCLA/USA. Certificada EFMD (European Foundation for Management Development) com o selo CEL. Mais de 10 anos de experiência em estratégia e inteligência de marketing digital e offline no varejo. Pós-graduada em comunicação com o mercado pela ESPM

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.