Publicidade
Início Serviços Gerenciamento Racional Engenharia reduz custos em canteiro de obras com virtualização e mobilidade

Racional Engenharia reduz custos em canteiro de obras com virtualização e mobilidade

0
Publicidade

Atuando em diversos segmentos de construção civil e engenharia, desde a sua fundação em 1971 em São Paulo, a Racional Engenharia investiu em tecnologias móveis para aprimorar a infraestrutura da empresa e as atividades nos canteiros de obras e no setor administrativo. O investimento feito nas soluções Citrix garante o acesso às informações necessárias para o desenvolvimento, correção, implantação dos projetos de engenharia e construção civil da empresa.

Segundo Ricardo Ferrigno, que desde 2009 é gerente de TI da empresa, a Racional demonstrou uma curva de crescimento além do esperado, o que motivou a contratação de uma consultoria externa especializada em TIC para a elaboração de um Plano Diretor. “Padronizamos todas as unidades de negócios da Racional, que são os canteiros de obras, em um curto espaço de tempo e conseguimos ter um ganho muito grande de desempenho nas localidades e simplificar bastante a administração. O resultado da combinação entre XenServer, XenApp e Cloud Bridge foi uma solução bem aceita e homologada logo de primeira”, diz Ferrigno.

A implantação do primeiro projeto envolveu a virtualização de todos os servidores, inicialmente, com a versão gratuita do XenServer e, posteriormente, migrados para a versão paga em uma expansão de uso do XenApp que abrangeu 500 usuários, além da adoção dos otimizadores de Wan Cloud Bridge. Entretanto, logo após a conclusão do plano, o volume de crescimento de 43,3%, com faturamento subindo de R$ 1,4 bilhão para R$ 2,02 bilhões nos anos 2011 a 2013 – muito acima do previsto – fizeram com que a Racional investisse ainda mais na infraestrutura de TI. “Esse crescimento exponencial não foi um problema, porque tínhamos soluções em escalabilidade garantida. Primeiramente, fizemos um upgrade do Cloud Bridge para suportar o volume e acrescentamos melhorias que são visíveis. Logo em seguida, para garantir a continuidade de negócios, optamos por não ter mais um Data Center próprio e interno e migrar para um Data Center outsourcing”, conta Ferrigno.

As soluções permitiram que a Racional oferecesse a mesma infraestrutura durante todas as etapas da obra, sem elevar custos nas fases inicial e final que demandam um menor número de pessoas, mas que requeriam igualmente o acesso a todas as atividades da empresa. Além disso, facilitou a mobilização da obra, pois dá a possibilidade de iniciá-la antes de ter o canteiro pronto, permitindo que o engenheiro tenha acesso a todas as informações que necessita de qualquer lugar e, posteriormente, possa dar continuidade a partir do escritório montado no canteiro. A mesma facilidade está garantida para a migração do canteiro durante o projeto, que já fica apto a operar com uma simples movimentação de ativos de TI, sem a necessidade de manter uma equipe de tecnologia dentro da obra. A desativação do local é igualmente simplificada, uma vez que todos os servidores e aplicações de dados estão localizados no Data Center, reduzindo os custos de forma significativa. “Reestruturar o ambiente com as soluções Citrix significou para a Racional a garantia de independência do hardware utilizado, gerenciamento simplificado com redução de suporte nas obras, mas, sobretudo, aumento da competitividade para seus negócios provendo um ambiente simples, flexível, seguro e com a performance necessária para garantir produtividade aos seus usuários”, explica Roberta Kurokawa, gerente de contas da MD Systems, que implantou a solução.

A estrutura de virtualização também possibilita maior garantia da operação, pois mesmo que ocorra falta de energia no local, os usuários podem acessar as informações via 3G com performance adequada. Com todo o conteúdo disponível on-line também é possível manter a lista de materiais de construção atualizada e evitar atrasos no andamento da obra pela falta dos produtos necessários.

Ferrigno também afirma que a flexibilidade obtida pelas soluções possibilita a personalização dos projetos realizados pela Racional, fator essencial para o sucesso dos negócios da empresa. Além disso, a utilização de tecnologias móveis permite oferecer a estrutura necessária para o melhor desempenho das atividades, sem elevar o orçamento dos investimentos, algo difícil de justificar para os acionistas em uma empresa que não possui core business focado em TI. “Com a virtualização, diminuímos o custo total de operação. Eu consigo recuperar ambientes mais rapidamente e atender melhor a demanda no canteiro de obra, sem enviar alguém até lá, porque isso também tem um custo muito alto”. Ele também ressalta que faz testes em diversos dispositivos aplicados às soluções Citrix e que todos apresentam um excelente desempenho.

Virtualização

A tecnologia de virtualização tornou-se uma estratégia, pois preserva a lucratividade projetada, uma vez que contribui para evitar atrasos em função de indisponibilidade, ineficiência ou atraso na disponibilização de recursos tecnológicos.

Segundo André Gonçalves, especialista em vendas de soluções de networking da Citrix, “uma das nossas premissas é satisfazer as necessidades de negócios dos clientes de forma personalizada e flexível, garantindo o sucesso nas operações com segurança e agilidade, e proporcionar que os usuários possam trabalhar em qualquer momento e lugar com acesso a todas as ferramentas necessárias para realizar suas tarefas com facilidade e competência”.

Adepta às facilidades do BYOD (bring your own device), a Racional aboliu o uso de desktops e fornece notebooks à toda equipe. De acordo com Ferrigno, a empresa pretende, ainda neste ano, implementar soluções que permitam aos usuários satisfazerem as necessidades pessoais e profissionais, sem abrir mão da segurança, produtividade e qualidade de vida. “O nosso objetivo nesse ano é virtualizar praticamente 100% de todas as necessidades dos canteiros de obras, diminuindo, assim, a infraestrutura e o custo total de operação local desses canteiros”.

Além de utilizar a estrutura de virtualização e Networking da Citrix, a Racional adotou também a solução de colaboração GoToMeeting e controle de dispositivos XenMobile.

 

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile