Com o uso das tecnologias de automação e nuvem da Microsoft, além de recursos de Inteligência Artificial, a Simply conseguiu reduzir para segundos as operações de análise de crédito. A fintech mineira adotou recursos de inteligência artificial para promover a transformação digital do processo, a partir de duas ferramentas: a Atomics, que se baseia em IA para automatizar a classificação eletrônica de documentos como RG, CPF, CNH, comprovantes de endereço, contratos e termos de adesão; a segunda ferramenta, o S-Works é o responsável por executar de forma eletrônica as tarefas posteriores à triagem dos documentos, como checklist, comparação de informações, consultas em sites externos e validação de regras de negócios.
As duas ferramentas da Simply rodam em Azure, a nuvem da Microsoft, que reúne a capacidade de processamento de dados necessária para o uso de Inteligência Artificial, Machine Learning e manipulação de grandes bancos de dados. A nuvem permite o processamento de milhares de documentos por hora, com a possibilidade de se adaptar automaticamente a picos de demanda sem qualquer impacto no desempenho e na qualidade do serviço oferecido pela Simply.