Assistente virtual tira dúvidas na Plataforma +Brasil

0

Os usuários da Plataforma + Brasil – estados, municípios e organizações do terceiro setor – ganharam uma ajuda especial para tirar dúvidas e resolver problemas no sistema que reúne as transferências de recursos federais. Uma assistente virtual, a Isis, está disponível durante todo o dia, nos sete dias da semana, para atender de forma mais ágil e em tempo real quem busca informações sobre convênios e contratos de repasse. A plataforma pode ser acessada no endereço https://plataformamaisbrasil.gov.br/

A Isis é um chatbot, um programa de computador que simula uma conversa e interage online com os usuários. Por meio de envio de perguntas, o programa consulta uma base de conhecimento e fornece uma resposta. O diferencial da Isis, em relação aos programas tradicionais, é que ela dispõe de inteligência artificial, isto é, ela não apenas responde com base em palavras-chaves previamente cadastradas, mas tem a capacidade de entender o que o usuário quer dizer e de aprender com ele.

A ferramenta está em fase de experimentação e, por isso, está sendo avaliada e atualizada constantemente. "Ela se tornará mais experiente e mais assertiva. Entre erros e acertos nas respostas oferecidas, passará a entender cada vez mais as intenções e as necessidades dos usuários", explica a diretora do Departamento de Transferências da União da Secretaria de Gestão do Ministério da Economia, Deborah Arôxa. "A Isis foi criada em homenagem a nossa servidora mais antiga, a Darci. Nossos resultados são alcançados graças à dedicação das nossas equipes", ressalta a diretora.

No momento, a assistente virtual resolve assuntos relacionados a senhas de acesso, reativação de conta, normas e legislações, ordem bancária de transferências voluntárias, consulta, cadastro e alteração do proponente. O objetivo é ir acrescentando novos assuntos, a partir das demandas feitas pelos questionamentos que ainda não têm resposta.

Caso a Isis não consiga responder o questionamento do usuário, ele não fica sem resposta. Ele pode encaminhar sua dúvida à Central de Atendimento pelo telefone 08009789008 ou pelo site portal.convenios.gov.br

Lançada em 10 de abril, a Plataforma incluirá, gradativamente, todas as modalidades de transferências de recursos federais. Ela já abriga dados sobre repasses e convênios no total de R$ 9,8 bilhões que fazem parte do Sistema de Convênios (Siconv). Com a inclusão das demais modalidades deverão ser reunidos R$ 380 bilhões na plataforma até 2022, englobando 500 mil usuários.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.