Publicidade
Início Notícias Profissional Grupo XP avança em inovação e inaugura espaço dedicado aos squads

Grupo XP avança em inovação e inaugura espaço dedicado aos squads

0
Publicidade

Buscando manter um caminho de inovação não só em seus serviços como também na sua parte organizacional, o Grupo XP inaugura um andar dedicado aos squads, em sua sede, na capital paulista. A decisão de estabelecer um espaço a esses grupos multidisciplinares, que unem profissionais com diferentes habilidades e que trabalham com objetivos específicos, reafirma a estratégia da XP em buscar soluções originais, inovadoras e ágeis para seus clientes e colaboradores.

O andar possui ainda o LAB, ambiente destinado a todos os funcionários da empresa, que visa promover a integração dos times e o constante estimulo à criatividade e troca entre as equipes.

Os primeiros squads da empresa foram formados no final de 2017, para iniciar a metodologia de desenvolvimento ágil que o Grupo estava implementando. Hoje, já são quase 50 times com mais de 430 colaboradores atuando nesse formato. Os pequenos grupos reúnem talentos que se complementam e atuam de forma colaborativa para otimizar as entregas e simplificar processos, além de trazer uma maior integração entre as áreas de Tecnologia e negócios. Assim, todo squad possui, por exemplo, um Product Owner, User Experience/ User Interface designers (responsáveis por criar interfaces focadas na melhor experiência e interação do usuário), time de desenvolvimento (DEV team), Tech lead, analista de testes e Agile coach.

“As alterações vieram principalmente após o Grupo XP perceber que, para acompanhar as rápidas transformações do mercado financeiro, motivadas sobretudo pelo surgimento de startups, seria necessário adaptar o ambiente da empresa para que fosse possível responder com rapidez aos estímulos de mudança. Junto disso, realizamos também uma grande transformação no mindset dos times, colocando cada vez mais o cliente no centro das decisões visando ser mais assertivo na entrega de experiências e soluções”, explica Thiago Maffra, Sócio e CTO do Grupo XP.

Além da formação dos grupos multidisciplinares, também foram implementadas as metodologias Lean e Scrum para dar mais agilidade aos processos, complementadas por investimentos em capacitações constantes, ambientação, gestão de pessoas e ações que estimulem autonomia e inovação. “Mais do que mudar a forma de trabalho, há a construção de um novo mindset. Os impactos têm sido positivos ao negócio e à cultura, que vem se transformando em toda a XP”, conclui Maffra.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile