Centro de tecnologia do Paraná se torna membro da Aliança Wi-SUN

1

Foi formalizada este mês a adesão do Lactec à Aliança Wi-SUN – uma associação global da indústria dedicada a soluções em conectividade. O ingresso como Contributor Member (membro colaborador, em tradução livre) possibilita o acesso a informações sobre as novas especificações técnicas do Wi-SUN (Wireless Smart Ubiquitous Network), que é um padrão aberto de comunicação para redes sem fio e permite a interoperabilidade de equipamentos para aplicações smart grid ou smart city de diferentes fabricantes – como sensores e medidores inteligentes de energia, por exemplo.

Pesquisadores do Lactec acompanham os avanços em tecnologias de conectividade e, há mais de cinco anos, vêm realizando projetos de pesquisa e desenvolvimento (P&D) em redes de comunicação sem fio, que envolvem o padrão Wi-SUN. Agora, como membro efetivo da Aliança Wi-SUN, o Lactec pode se antecipar em soluções de interoperabilidade para atender às demandas de fabricantes de equipamentos e de empresas que operam redes inteligentes, como é o caso das concessionárias de energia.

"Todo esse conhecimento possibilita que nossa equipe analise e mapeie eventuais incompatibilidades na configuração dos equipamentos disponíveis no mercado e realize testes prévios de interoperabilidade para empresas que desejam obter a certificação Wi-SUN ou apenas adquirir equipamentos com garantia de interoperabilidade para configurações brasileiras", explicou Luciana Micheloto Iantorno, pesquisadora do Lactec, especialista na área de conectividade.

Know-how e infraestrutura

Os projetos já realizados com o Wi-SUN e outros padrões de conectividade permitiram ao Lactec acumular amplo conhecimento técnico na área. Além da qualificação técnica dos pesquisadores para prestar consultorias e atuar no desenvolvimento de tecnologias de conectividade, o Lactec dispõe de uma infraestrutura de equipamentos, em seus laboratórios em Curitiba e Salvador (BA), que garante mais eficiência e assertividade nos testes de interoperabilidade.

Atualmente, o Lactec trabalha em três projetos de P&D no tema Wi-SUN para concessionárias do setor elétrico e um fabricante de medidores de energia e água. As pesquisas propõem o desenvolvimento de um equipamento de coleta de dados para análise do desempenho da rede Wi-SUN, software de simulação da rede Wi-SUN, além de equipamentos para formação de rede Wi-SUN, que possibilitam que dispositivos sem comunicação por rádio frequência possam se conectar na rede Smart Grid Wi-SUN.

Transformação digital e Wi-SUN 2.0

Com a expansão das smart grids e a consequente inserção de mais dispositivos inteligentes em uma mesma rede de comunicação, é preciso assegurar que os equipamentos sejam interoperáveis ou, de maneira simplista, "falem a mesma língua". O padrão Wi-SUN para redes de tipologia mesh (em malha) tem sido a escolha de muitos fabricantes. Segundo informações da própria organização, já são 66 produtos para redes FAN (Field Area Network) certificados pela Aliança Wi-SUN.

A expectativa do mercado, agora, gira em torno de uma nova versão do protocolo – o Wi-SUN 1.1 – para dispositivos low power (que demandam pouca energia), além de uma versão 2.0, já em elaboração, que deve permitir mais aplicações. "Tendo acesso a essas informações de forma antecipada, como membros da Aliança Wi-SUN, podemos nos adiantar nos desenvolvimentos, propor novos projetos de P&D e adicionar inovação às soluções de conectividade", reforçou a pesquisadora.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.