Brasil se destaca em capacitação global em IA, diz KPMG

0

Em um cenário global cada vez mais moldado pela tecnologia, o Brasil vem se destacando no treinamento e na alfabetização em inteligência artificial (IA) dentro das empresas. De acordo com uma pesquisa recente da KPMG, o país atingiu o patamar de 47%, índice que supera potências como Alemanha (20%), Japão (21%), França (24%), Reino Unido (27%) e até os Estados Unidos (28%) nesse quesito, ficando atrás apenas da China, que lidera com 64%.

Considerando o ambiente de trabalho, a publicação indica que 86% das empresas brasileiras estão usando a Inteligência Artificial no dia a dia. Esses dados constam na pesquisa Confiança, atitudes e uso de inteligência artificial: um estudo global 2025 (do original em inglês, Trust, attitudes and use of AI: 2025 – global study and country insights) conduzida em parceria com a Universidade de Melbourne, da Austrália, com dados globais e recortes de vários países, incluindo o Brasil.

Outro dado interessante realçado pela pesquisa revela que 46% dos brasileiros se preocupam em caso de não utilizarem essa nova ferramenta atualmente. Ao mesmo tempo, 47% dos funcionários demonstraram não concluir uma tarefa sem a IA, enquanto 54% a utilizaram para executar obrigações ao invés de aprender como realizá-la

"Desenvolver e observar um panorama global é fundamental para a compreensão de como essa inovação está interferindo no cotidiano das empresas, considerando que os sistemas de inteligência artificial não estão limitados por fronteiras e estão alterando o comportamento das pessoas e empresas no mundo inteiro", conclui Ricardo Santana, sócio-líder de análise de dados, automação e inteligência artificial da KPMG no Brasil.

A pesquisa contou com a contribuição das respostas de 48.000 pessoas de 47 países, abrangendo todas as regiões geográficas globais e utilizando uma amostragem nacionalmente representativa da população com base em idade, gênero e distribuição regional. No Brasil, 53% dos respondentes são mulheres e 47% homens. 17% têm de 18 a 24 anos, 45% de 25 a 44, 28% de 45 a 64 e 10% têm mais de 65 anos.

Para acessar o link completo da pesquisa, só clicar em cima do nome – Trust, attitudes and use of AI: 2025

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.