Pesquisa encomendada à IDC pela Tellabs, fornecedora de soluções de dados, acesso e transporte para as operadoras de telecomunicações, revela que os profissionais da área de telecom estão divididos sobre o possível risco de um colapso da internet causado pela alta demanda por largura de banda. A pesquisa mostrou que metade dos entrevistados acredita que a demanda por banda larga vai levar a rede mundial ao colapso, enquanto a outra metade pensa diferente.
Dos 51% que prevêem problemas para o futuro, um em cada quatro acredita que esses problemas poderão ocorrer em dois anos. Os profissionais do setor também se preocupam com o lado ecológico dos gastos com energia. Cerca de 70% acreditam que a eficiência energética é mais importante do que os custos relacionados aos circuitos quando uma rede é construída.
O levantamento foi feito com 372 profissionais de telecomunicações, o qual coletou as opiniões dos entrevistados sobre o uso da internet, os desafios enfrentados pelas provedoras de serviços e como esses desafios devem afetar as redes no futuro.
"Os resultados da pesquisa mostram claramente que a largura de banda não é infinita", comentou Lee Doyle, vice-presidente e gerente geral da área de infra-estrutura de redes, produtos e serviços de segurança da IDC. ?A não ser que haja investimentos adequados em nova infra-estrutura, a crescente demanda de serviços mais avançados por banda larga pode superar a capacidade existente", alertou ele.