O Brasil registrou 40,7 milhões de usuários de internet em maio, com idade de seis anos ou mais, que acessaram a rede de casa ou do trabalho, segundo pesquisa da comScore divulgada nesta quarta-feira, 30. De acordo com a consultoria, a população on-line total do país, considerando usuários de computadores públicos em cyber cafés, universidades e etc., é de mais de 73 milhões. Porém, o acesso à web ainda é muito mal distribuído e realizado em sua grande maioria por jovens adultos para fins de entretenimento.
O levantamento constatou que 67% dos internautas brasileiros estão na região Sudeste, seguida pela região Sul, com 14,2%. O Nordeste, em terceiro lugar, tem 10,7% dos usuários, enquanto as regiões Centro-Oeste e Norte ficaram com 6,1% e 2% dos internautas, respectivamente.
O estudo revela, ainda, que os adultos, entre 25 e 34 anos, representam 30,5% de todos os acessos no país, o que equivale a 12,4 milhões de internautas. Essa faixa foi responsável por 31% do tempo gasto on-line em maio. Em seguida, vêm os internautas entre 15 e 24 anos, que representam 10,4 milhões e responderam por 25,6% da audiência da web no Brasil. Esses internautas foram responsáveis por 32,6% do tempo gasto na internet.
A comScore mostra, ainda, que o tempo gasto por internautas com idade entre 6 e 14 anos em sites de entretenimento somaram 25% do tempo
on-line, seguidos pelos serviços de mensagem instantânea, com 22%, e redes sociais, com 15%. Isso, segundo a consultoria, é uma indicação de que atividades de diversão e lazer são influenciadores predominantes do comportamento on-line de usuários
mais jovens.
- Levantamento