Publicidade
Início Newsletter (TI Inside) Finep firma memorando com agência de fomento americana para estimular a inovação

Finep firma memorando com agência de fomento americana para estimular a inovação

0
Publicidade

O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e suas instituições assinaram sete acordos de cooperação bilateral por ocasião da visita oficial da presidente Dilma Rousseff aos Estados Unidos. Um deles foi assinado pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), agência brasileira de inovação, vinculada ao MCTI, com o Council on Competitiveness (CoC). As agências de fomento firmaram memorando de entendimento em inovação e competitividade. O objetivo é estabelecer um quadro de cooperação que contribua para a melhoria das políticas públicas brasileiras e norte-americanas na área.

O documento foi assinado pelo presidente da Finep, Luis Fernandes, e pela presidente e CEO do CoC, Deborah L. Wince-Smith, durante a Cúpula Empresarial Brasil–Estados Unidos, na Câmara de Comércio dos Estados Unidos (U.S Chamber of Commerce). “Eu espero que com, esse acordo, possamos mobilizar e compartilhar nossas capacidades para estimular a inovação e a competitividade das nossas economias”, disse Deborah.

Segundo Luis Fernandes, as duas instituições podem trabalhar juntas para trocar experiências em relação às políticas de inovação. Segundo ele, há um novo ecossistema de inovação e as políticas devem se adaptar e apoiar com objetivo de dar maior efetividade a esse novo ambiente de negócios. “Essa colaboração pode contribuir para que avancemos em políticas mais efetivas, sobretudo para estimular as empresas brasileiras a investir em inovação”, afirmou.

O entendimento entre a Finep e o CoC tem como um dos objetivos mobilizar empresas, capacitando e contribuindo para a melhoria das políticas públicas para a inovação. Além disso, tem a finalidade de promover a inovação empresarial, influenciando a criação de um ambiente favorável aos negócios e incentivando o desenvolvimento humano e tecnológico, através da organização e disseminação do conhecimento.

Outro ponto previsto é o reforço do desenvolvimento conjunto e o intercâmbio de experiências na organização de eventos conjuntos e na troca de informações técnicas, expertise e networking. A colaboração entre as duas agências permitirá a realização de ações como a promoção de visitas técnicas,  o desenvolvimento de recursos humanos, a organização de diálogos e oficinas para discutir inovação, planejamento de inovação e políticas públicas. As informações são do MCTI.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile