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Unimed Bauru adota governança clínica para aprimorar atendimento a pacientes

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O Hospital da Unimed Bauru (HUB), referência pela estrutura e excelência no atendimento a pacientes, agora  incorpora os conceitos e pilares da e-Governança Clínica, modelo de gestão que busca a melhoria de padrões de práticas clínicas e assistenciais. O hospital, que possui 227 leitos em operação, mais de 1.800 internações, quase 4 mil atendimentos  mbulatoriais/externos e mais de 12.500 atendimentos de urgência por mês, fechou parceria com a MV para ter à disposição um Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP) e soluções de gestão que facilitem o fluxo de dados operacionais entre os setores e integrem os processos hospitalares.

Como uma das principais preocupações do HUB é oferecer atendimento personalizado com qualidade, a instituição já passou por um processo de implantação do PEP, mas sem sucesso. Por apresentar restrições tecnológicas que dificultavam o trabalho da equipe médica, instabilidade, falta de integração e, consequentemente, baixa usabilidade, a solução estava gerando atrasos nos atendimentos a pacientes e perda de aderência do corpo clínico, o que fez com que a Unimed Bauru optasse pela mudança de fornecedor. “A partir do momento em que é mais rápido dar prosseguimento a um atendimento com o uso do papel em vez do sistema, perde-se o interesse na tecnologia”, comentou Antônio Dias Soares Neto, gestor de TI da Unimed Bauru.

A implantação do PEP do SOUL MV terá início neste segundo semestre para facilitar a rotina de trabalho do corpo clínico formado por mais de 690 médicos cooperados e demais profissionais de saúde do HUB. A solução que permite, por exemplo, a criação de prescrições padronizadas, protocolos clínicos e alertas automáticos no caso de interações medicamentosas e alergias, agora, com a integração do UpToDate, recurso desenvolvido pela Wolters Kluwer, garante mais inteligência clínica às atividades médicas, já que os profissionais de saúde podem contar com acesso direto no PEP a mais de 10,5 mil artigos sobre 22 especialidades.

A versão mobile do PEP é outro destaque no que diz respeito à gestão clínico-assistencial. O uso da solução em tablet permite que profissionais de saúde acessem o prontuário eletrônico e realizem a checagem à beira-leito, condição para garantir a medicação correta, na dose certa, no paciente certo e na hora certa.

Além de contribuir com a produtividade dos profissionais de saúde, o PEP, juntamente com outras soluções de gestão hospitalar que integram a plataforma SOUL MV e apoiam a definição de caminhos para alcançar melhorias na qualidade assistencial e na eficiência operacional, permitirá à Unimed Bauru atingir o status de hospital paperless. “Ao final da implantação realizada pela MV, que deve ocorrer no primeiro trimestre do próximo ano, obteremos aumento na segurança do paciente, melhora na gestão de risco e, principalmente, eliminação do uso do papel na instituição”, afirmou o gestor de TI.

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