Aeroporto do Galeão é o primeiro da América Latina a ter app com navegação indoor

1

O aeroporto internacional do Galeão, no Rio de Janeiro, instalou 3 mil beacons Bluetooth para auxiliar os 45 mil passageiros que transitam no espaço diariamente – no pico das Olimpíadas são esperados 90 mil por dia. Os equipamentos foram instalados a cada 30 metros em toda a área interna dos dois terminais do Galeão. Eles vão se comunicar com o recém-lançado aplicativo RIOgaleão (Android, iOS) para permitir navegação indoor e notificações por localização.

Os beacons fazem parte parte do plano de reestruturação do aeroporto, que consumiu R$ 2 bilhões em investimento até agora, dos quais R$ 65 milhões destinados a tecnologia, incluindo 600 novos pontos de acesso Wi-Fi, 100 Km de fibra óptica de rede interna, 800 câmeras e infraestrutura de data center. A solução com Wi-Fi e beacons fo desenvolvida pela HPE Aruba e o app contou com a parceria da Accenture.

São poucos os aeroportos do mundo que contam com aplicativo móvel próprio e menos ainda aqueles com uma infraestrutura de beacons para navegação pedestrial. Segundo Juan Carlos Urdaneta, da HPE Aruba, o Galeão é o primeiro aeroporto da América Latina a contar com essa tecnologia. Os beacons são pequenos e discretos. A maioria está instalada no teto do aeroporto, junto às luminárias.

Através do app, o usuário se localiza em um mapa com a planta do aeroporto e consegue traçar rotas para caminhar até guichês de companhias aéreas, lojas e restaurantes específicos. É necessário que o Bluetooth do aparelho esteja ligado para que o aplicativo possa se comunicar com os beacons.

Com os beacons, os administradores do aeroporto poderão analisar o fluxo de passageiros pelos corredores e saguões, monitorando o caminho que seguem dentro das instalações do Galeão, o que pode direcionar reformas futuras e realocamento de serviços.

A infraestrutura de beacons será usada também para o envio de mensagens promocionais baseadas na localização do visitante em tempo real, em associação com as lojas do Galeão.

Outras ferramentas

Além da navegação indoor, o app RIOgaleão traz uma série de outras ferramentas. Uma delas é o acompanhamento em tempo real do status de todos os voos previstos para decolar e pousar no aeroporto. O usuário pode seguir um ou mais voos e receber notificações sobre eles. Também é possível pagar o estacionamento através do aplicativo, escaneando o código de barras com a câmera e digitando os dados do cartão de crédito. Além disso, o Galeão oferece um suporte via chat pelo app que funciona das 7h às 22h, todos os dias da semana. O aplicativo está disponível em português, inglês e espanhol.

A administração do Galeão agora negocia com as companhias aéreas para integrar o check-in dentro do aplicativo do aeroporto. Não há nenhuma restrição tecnológica: a única barreira pode ser comercial, já que algumas companhias teriam resistência em dividir com o aeroporto essa parte do relacionamento com o cliente.

Wi-Fi

A rede Wi-Fi do Galeão conta hoje com 600 hotspots 802.11ac. Antes da privatização do aeroporto eram apenas 100 pontos de acesso, de modelos antigos que não permitiam o handover entre as células, ou seja, o acesso caía enquanto o passageiro caminhava ao longo dos corredores. A nova rede é acessada gratuitamente com um único clique, sem necessidade de cadastro. No futuro, porém, o aeroporto planeja solicitar algum tipo de informação pessoal, podendo ser talve o login via Facebook.

Fluxo

O Galeão recebe 17 milhões de passageiros por ano. No período das Olimpíadas são esperados 1,5 milhão de visitantes. A expectativa é de que esse fluxo anual suba para 30 milhões ao longo dos próximos anos. O aeroporto é administrado por um consórcio formado pela Odebrecht TransPort, Changi Airport International e Infraero.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.