Embratel anuncia parceria com a mexicana Scitum TELMEX

0

A Embratel anuncia primeira iniciativa da parceria com a Scitum TELMEX, empresa de serviços de segurança cibernética do México, para agregar mais expertise no fornecimento da solução Cyber Intelligence Embratel ao mercado. A solução aumenta a proteção das empresas de ataques cibernéticos, fraudes e invasões que podem colocar em risco suas estruturas de TI e de Telecom, além de dados sigilosos de seus clientes e executivos.

A oferta é indicada para diversos segmentos, especialmente o financeiro. O uso de canais digitais para transações financeiras trouxe inúmeros benefícios para as instituições e clientes. Em contrapartida, com a sua popularização, ganhou também a atenção de hackers e cibercriminosos em busca de oportunidades para roubos de dados e senhas. A necessidade de investimento constante em atualizações de medidas de prevenção e contenção de riscos não só na rede interna das instituições, mas também no vasto ambiente da Internet, ficou ainda mais clara com a pandemia do Coronavírus.

Pesquisas apontam o aumento de 238% nas tentativas de ataque à instituições financeiras em todo o mundo entre fevereiro e abril de 2020, meses iniciais da disseminação global da Covid-19. No Brasil, 9º país com maior aumento de tentativas de fraude desde o início da pandemia, a busca de informações pessoais e bancárias de brasileiros teve aumento de 108% na Dark Web entre março e maio.

"A Embratel oferece ao mercado o Cyber Intelligence para prover segurança contra todos os tipos de ataques e golpes, desde o phishing até os mais elaborados. Agora, aliamos nossa experiência e estrutura com o amplo conhecimento da Scitum TELMEX para o fornecimento de uma solução completa de prevenção e contenção, com profissionais capacitados para atender às necessidades específicas do mercado financeiro", explica Mário Rachid, Diretor Executivo de Soluções Digitais da Embratel.

O aumento de transações online durante a pandemia foi o estopim para o disparo de mensagens fraudulentas em massa, para a criação de páginas falsas de empresas e outras técnicas para estimular o compartilhamento de informações de forma maliciosa, facilitando o acesso indevido e o roubo de dados e de valores financeiros. "Mais do que nunca, a antecipação de ameaças passou a ser estratégica para as instituições financeiras para manter os dados dos clientes em segurança e a confiança do segmento", afirma Antonio João Filho, Diretor Executivo da Embratel para o Mercado Financeiro.

O uso do Cyber Intelligence Embratel destaca-se pela característica preventiva e pela capacidade de identificar previamente possíveis ameaças, inclusive monitorando o que acontece no tráfego da rede e detectando movimentos na Deep Web, Dark Web e de dispositivos de Internet das Coisas (IoT – Internet of Things). A solução da Embratel investiga e antecipa potenciais ameaças com alto nível de assertividade, amplitude e detecção, criando uma barreira de proteção lógica contra diferentes tipos riscos. A solução fornece informações de inteligência oportunas que permitirão às instituições tomarem decisões diante de riscos.

Ataques cibernéticos e fraudes geralmente seguem protocolos similares, sendo programados com uso de técnicas avançadas feitas a partir de pesquisas preliminares de rastreamento das empresas-alvo e de busca de informações públicas disponíveis em redes sociais, blogs e fóruns. Com base no material apurado, os cibercriminosos planejam as ações e as ferramentas necessárias para invadir os pontos mais vulneráveis da empresa, para tentar ultrapassar os mecanismos e sistemas de defesa.

A partir da coleta de dados realizada pela Embratel por meio de questionários preenchidos pelos clientes, filtros de pesquisas são criados para compreender a vulnerabilidade cibernética das marcas. Por exemplo, um fraudador pode utilizar o logotipo de uma instituição financeira em um site criado com um domínio falso, porém muito similar ao oficial, para enganar os clientes da empresa aplicar golpes. O Cyber Intelligence atua fazendo uma varredura na Internet, redes sociais, fóruns, Deep Web, Dark Web e em dispositivos de Internet das Coisas para saber como a marca está sendo utilizada e até mesmo as menções feitas sobre a ela.

Nessa ação, consegue identificar o uso malicioso e incorreto da marca no site falso, por exemplo, e desenvolver um plano de ação para entrar em contato com o provedor e retirar o portal ilegítimo do ar. Dessa forma, são evitadas a criação de domínios semelhantes às das marcas e seus usos em e-mails, portais, perfis e aplicativos falsos.

Também é possível detectar tentativas de roubo de identidade de executivos e representantes das companhias. Caso haja um vazamento de dados sobre de acesso de redes sociais de um executivo, a Embratel consegue observar essa ação e impedir o envio de mensagens fraudulentas em seu nome.

Diante de qualquer alteração do padrão de uso pré-estabelecido da marca, as empresas são avisadas imediatamente sobre movimentos indevidos e sobre as melhores estratégias de defesa para se protegerem das ameaças.

"Com o Cyber Intelligence Embratel, as instituições financeiras têm acesso a informações antecipadas de riscos cibernéticos com alto nível de assertividade, amplitude e detecção focados em proteger sua marca", explica Antonio João Filho.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.