Lei de Informática e a Política Industrial no país

0

Basta estudar o processo de desenvolvimento econômico dos países que hoje são considerados desenvolvidos para perceber algo que não é uma simples coincidência: em todos, sem exceção, houve – e ainda há – uma forte e constante atuação do Estado em nortear a política de inovação e de desenvolvimento industrial. No Brasil, embora com muito atraso em comparação ao resto do mundo e sem a constância necessária, isso também ocorre.

Dentre os principais programas estatais de fomento à inovação e à industrialização do país estão, por ordem cronológica, a Lei de Informática (1991), a Lei da Inovação (2004), com as modificações posteriores, a Lei do Bem (2005), o Rota 2030 (2018) e agora a Política Industrial para o setor de Tecnologia da Informação e Comunicação e de semicondutores (Lei 13.969/2019).

Após a condenação sofrida na OMC em 2017 (subsídios às indústrias nacionais, em detrimento das multinacionais), o país precisou revisar boa parte de seus programas de fomento à inovação, inclusive a Lei de Informática. Neste contexto, mas não apenas por causa disso, foi sancionada, no final de 2019, a Lei 13.969/2019, que altera algumas regras da Lei de Informática e ainda institui a Política Industrial para o setor de Tecnologia da Informação, Comunicação e Semicondutores.

A partir de abril/2020 (vigência da Lei), o benefício concedido pela Lei da Informática recai sobre o chamado "crédito financeiro", cuja fórmula não é muito simples. A Lei estabelece que as empresas que desejam fazer jus a esse benefício (crédito financeiro) devem investir ao menos 4% do faturamento bruto anual em Pesquisa e Desenvolvimento na área de informação e comunicação (produtos listados no art. 16-A da Lei de Informática).

A porcentagem investida em P&D (por exemplo 4%) será multiplicada pelos fatores previstos no art. 4º da Lei 13.969/2019, que varia de acordo com a região onde a empresa estiver sediada (os benefícios são maiores nas regiões Centro-Oeste, Norte e Nordeste) e se a tecnologia desenvolvida é brasileira ou estrangeira (a brasileira possui mais benefícios). O resultado será a totalidade do "crédito financeiro" que, então, poderá ser utilizado para abatimento de CSLL, IRPJ ou, ainda, para recebimento em espécie.

Antes da pandemia, o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação tinha a expectativa de que essas alterações permitiriam um crescimento de 10% no setor, em comparação com ano de 2019.

Marcelo Chiavassa, professor de Direito Digital e Direito da Inovação da Universidade Presbiteriana Mackenzie Campinas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.