O grande dilema entre o reconhecimento facial e a LGPD

0

O avanço dos recursos tecnológicos de identificação das pessoas tem sido considerável nos últimos anos. Além da biometria digital, presente em boa parte dos dispositivos eletrônicos, a identificação de usuários dos mais diferentes serviços, públicos e privados, também têm se valido do reconhecimento facial, o que permite que um determinado cidadão possa ser distinguido dentre centenas de milhares de rostos similares ao dele. A tecnologia da identificação facial de indivíduos é uma realidade não apenas em smartphones, mas também em diferentes lugares onde exista grande frequência de pessoas, e os fins pretendidos a partir de tais procedimentos são diversos.

As finalidades para as quais são utilizadas o reconhecimento facial é que vão determinar se tais capturas são lícitas ou não. Um dos grandes desafios da atualidade é reconhecer o uso da identificação facial como regular em diferentes atividades do dia a dia, salientando que a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) não se aplica para fins exclusivos de segurança pública, salientando, porém nas demais hipóteses deveria haver o consentimento dos titulares para o uso de suas imagens faciais.

É um dilema, porque aqui a fronteira entre segurança pública e mero interesse é tênue. Uma série de serviços passaram a adotar o reconhecimento facial como instrumento de identificação, como o do metrô de São Paulo. Em uma ação de 2018, a concessionária foi ordenada a descontinuar o projeto "Portas Digitais", em que eram utilizadas tecnologias de reconhecimento facial para analisar os rostos dos passageiros do serviço público para fins publicitários. Em maio deste ano, a ViaQuatro, empresa que tem a concessão da linha 4-amarela do metrô de São Paulo, foi condenada a pagar 100 mil Reais pela captação de imagens por câmeras de reconhecimento facial sem o consentimento dos passageiros. Analisando o episódio, lembro que à época da propositura da ação não havia a LGPD, sendo que a autuação da concessionária do serviço público ocorreu em virtude da vigência do Código de Defesa do Consumidor. Agora com a LGPD, além de mais densa, a legislação será mais dura, significativamente proibitiva, salvo mediante autorização do titular.

Outro problema são as falhas nos softwares e demais tecnologias utilizadas para o reconhecimento facial. São cinco etapas da identificação, cada qual mais específica e detalhada do que a outra. Tudo inicia com a simples captura de imagem, passando pela detecção facial, extração de características, combinação com a base de dados, até se encontrar a identificação pessoal. Trata-se de um processo, cuja exatidão e a confiança são questionáveis.

Outro episódio interessante de recordar foi o ocorrido em Detroit, nos Estados Unidos, em 2018, em que após um ano de implementação de um sistema de reconhecimento facial pela polícia local, a taxa de erro do sistema foi de mais de 95%. O sistema ainda parece falho quando da identificação facial do indivíduo pela cor, o que pode resultar em atividade racista, não admitida pela LGPD, tampouco pela Constituição Federal.

Não obstante as dificuldades, a tendência atual é de que cada vez mais o reconhecimento facial seja utilizado por repartições públicas e entidades privadas. Não há problema qualquer se houver consentimento livre por parte do cidadão. Todavia, a utilização de tais dados biométricos, que combinam uma série de fatores tecnológicos para identificação de alguém, fora das hipóteses autorizadas pela LGPD, poderá justificar a aplicação de multas significativas por parte da Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD), cujas atividades ostensivas serão iniciadas em agosto de 2021.

Luiz Paulo Germano, sócio da AD2L Consultoria e professor de Direito Digital da Ambra University.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.