Publicidade
Início Notícias Gestão Saint-Gobain monitora execução de obras em tempo real

Saint-Gobain monitora execução de obras em tempo real

0
Publicidade

Em uma obra, são inúmeros os procedimentos executivos de montagem e instalação que precisam ser acompanhados, o que pode ser um empecilho na produtividade de execução e liberação da construção. Pensando em criar uma solução efetiva para esse desenvolvimento, a equipe responsável por soluções de fachadas leves compostas por produtos das marcas Quartzolit, Brasilit, Placo e Isover – todas do Grupo Saint-Gobain – têm inovado no mercado ao substituir anotações manuais pelo uso do software Autodesk BIM 360. A ferramenta digital, selecionada com a consultoria da AX4B, reduz em mais de 50% o tempo gasto no monitoramento dos trabalhos, além de gerenciar o fluxo de produção, mitigar riscos de projetos parados e auxiliar no cumprimento de prazos de entregas.

A solução é destinada, principalmente, às obras de médio e grande porte com fachadas altas que utilizam os sistemas leves Glasroc X ou Nextera, com placas de gesso para fachadas e placas cimentícias, respectivamente. Sua funcionalidade auxilia desde projetos para residências até aeroportos, e empresas, como Gafisa e Impacto Engenharia, já estão utilizando a nova ferramenta para monitorar suas construções.

“Antes, com os relatórios manuais, levávamos mais tempo para gerenciar os projetos, porque era necessário um período maior entre a vistoria e a entrada de informações no sistema”, explica Vitor Miranda, consultor técnico da Saint-Gobain. O software também identifica os profissionais responsáveis pelas etapas da obra e gera alertas de acordo com as fases das atividades.

Depois da implantação do BIM 360, as equipes de acompanhamento de obras têm feito o monitoramento e todos os registros do projeto pelo celular ou tablet. Com todas as fotos, indicações de local e tipo de eventual problema encontrado na avaliação, o relatório é fornecido aos parceiros de negócio logo após o fechamento do processo de vistoria. Em seguida, com a solução em mãos, o instalador da construtora envia novas imagens da correção e o relatório atualizado para análise e fechamento das requisições.

Além do registro de todas as informações feitas pelo técnico, a Unidade de Negócios especializada em Fachadas da Saint-Gobain completa o monitoramento com drones que coletam novos dados da construção, enriquecendo o relatório final do acompanhamento das obras.

“Em grandes obras gastávamos em média 4 dias para fazer a avaliação e o acompanhamento. Se algum problema era reparado, acabava ficando ‘em aberto’ até a próxima visita, quando o técnico fechava a requisição”, conta Fábio Andrade, Coordenador Técnico da Saint-Gobain. “Hoje, esse processo é feito online, em tempo real, reduzindo mais do que a metade do tempo gasto anteriormente”, afirma.

A AX4B, parceira da Autodesk, tem apoiado consultivamente a Saint-Gobain nestes processos e trabalhado também na otimização de fluxos para aperfeiçoar a gestão completa da obra. “A Saint-Gobain sempre teve um DNA de inovação e objetivos bem claros. O que entendemos juntos foi que algumas atividades poderiam se tornar mais ágeis. Colocamos nossos consultores em contato com eles para aprimorar esses processos e escolher a melhor solução para o Grupo”, explica Anderson Santos, BIM Manager da AX4B.

Priorizando a inovação na construção civil, a Saint-Gobain tem como uma de suas metas continuar expandindo o uso do portfólio de soluções Autodesk para otimizar ainda mais os processos de engenharia, construção e acompanhamento, resultando uma entrega rápida, com padrão de qualidade e custos menores.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile