Publicidade
Início Newsletter (TI Inside) Grupo Boticário investe em tecnologia proprietária e aprimora programa de fidelidade

Grupo Boticário investe em tecnologia proprietária e aprimora programa de fidelidade

0
Publicidade

A partir de um olhar atento às necessidades e jornada do consumidor e as tendências digitais, o Grupo Boticário investiu em tecnologia e equipes próprias para aprimorar ainda mais os programas de fidelidade das suas marcas de consumo O Boticário, Quem Disse, Berenice? e BeautyBox – que juntos atingem o marco de 55 milhões de inscritos e 80% das transações realizadas nas lojas O Boticário.

Os programas de fidelidade do Grupo Boticário têm operação omnichannel com acúmulo e resgate de pontos nas lojas físicas, e-commerce e também no aplicativo. A partir de mecânicas específicas, os clientes têm acesso a campanhas personalizadas, recebem pré-venda exclusiva e são os primeiros a receber novidades e lançamentos, resultando em média no aumento de 20% na frequência de compras.

“Existe muita tecnologia envolvida para que as ofertas superem as expectativas dos clientes e tragam uma boa experiência de consumo. Para garantir a fidelização e encantamento dos nossos clientes, precisamos surpreendê-los com dinâmicas personalizadas e com alto nível de estabilidade tecnológica”, Renato Pedigoni, diretor executivo de Tecnologia do Grupo Boticário. “Nos últimos anos, aceleramos a nossa estratégia digital e de tecnologia. Entendemos, portanto, que também era o momento de aprimorar a oferta dos nossos programas de fidelidade”, complementa.

Para atingir esse objetivo, o Grupo Boticário criou um novo motor com tecnologia e times próprios para ampliar a infraestrutura e atender o alto volume de dados e de ingestão, que chega a cerca de 1 milhão de novos registros por semana. Toda a comunicação externa dos programas é atendida por meio de microsserviços desenvolvidos com tecnologias open source e serviços em nuvem como DynamoDB, QLDB, OpenSearch e AppSync, entre outros, que trazem mais produtividade e capacidade de escala sob demanda.

Com a nova arquitetura, os programas de fidelidade tornaram-se flexíveis e personalizáveis para os diferentes modelos de negócio e marcas do Grupo Boticário. Por meio de uma camada intermediária de comunicação entre APIs, o sistema foi substituído com poucas alterações nos canais de venda, do o aplicativo e o site, até software utilizado nas mais de 4. 000 lojas.

“Por meio de pipelines automatizados de continuous integration e continuous delivery, o time responsável pelo produto conseguiu otimizar o tempo de entrega de melhorias para os consumidores. A implementação de uma funcionalidade que demoraria no mínimo seis meses com os fornecedores diversos para cada uma das marcas, agora é centralizada na equipe interna utilizando a nova solução, que ainda conta com o consumo otimizado, facilidade de escala e recursos de monitoramento e telemetria muito mais eficientes.”, finaliza Renato.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile