Startups de Open Finance são selecionadas para o desafio de inovação do Torq

0

O Torq, núcleo de inovação da Sinqia, divulgou o nome das startups selecionadas para o Desafio de Inovação Prev, uma iniciativa que busca soluções tecnológicas para o Open Finance na área de Previdência. São elas: Akropoli, Finansystech e Pluggy. Ao longo desta semana, as empresas passarão por mentoria e incubação – as três startups ganharão US$ 350 mil em benefícios e produtos Microsoft, além da possibilidade de firmar contrato de parceria com os clientes da carteira de mercado de previdência da Sinqia, que representam 60% dos fundos do setor. 

Todas as startups selecionadas possuem produtos especializados que unem tecnologia e finanças. A Akropoli é focada em soluções de gestão de finanças pessoais e empresariais para instituições financeiras no ambiente Open Finance – com o produto, é possível visualizar o valuation do cliente no mercado e o share de cada instituição, por exemplo. 

A Finansystech, por sua vez, desenvolve tecnologias para empresas de qualquer tamanho explorarem as oportunidades do Open Finance. Um dos produtos da startup é o Consent Management, que permite o monitoramento dos consentimentos obtidos e cedidos, independente da finalidade. Há também serviços especializados, como uma solução mobile para gestão de seguros. 

A Pluggy é dona de um serviço voltado a desenvolvedores – o produto foi pensado para que o Open Finance não seja mais um "pepino" para as equipes de tecnologia resolverem. A empresa enxerga que a solução pode gerar valor em áreas como crédito, investimentos e integração de finanças pessoais. 

A ideia do programa é impulsionar projetos que aproveitem o compartilhamento de dados para ajudar entidades fechadas de previdência na retenção de clientes e na aceleração de processos como portabilidade. Para chegarem ao desafio, as startups passaram por um rigoroso processo seletivo, que recebeu inscrições de empresas de diversas regiões do Brasil. Thiago Iglesias, head de portfólio do Torq, destaca que as empresas escolhidas têm o potencial de transformar o mercado. "O Open Finance traz muita demanda por soluções tecnológicas. Desafiar as startups e oferecer apoio durante o processo de desenvolvimento são os caminhos para alavancarmos novas tecnologias", afirma.  

Durante a semana, as startups participarão de mentorias intensivas com especialistas da Sinqia de áreas como tecnologia, negócios e relacionamento com o cliente. Ao longo dos dias, as empresas também participarão de atividades no modelo de hackathon, que é como uma "maratona" de programação para produzir soluções tecnológicas voltadas a um problema específico. Ao final, no dia 4 de julho, os projetos desenvolvidos serão apresentados a uma banca composta por diretores de grandes empresas, investidores e clientes, que farão perguntas aos times e selecionarão o vencedor. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.