Empresas de factoring já podem assinar contratos por meio eletrônico

0

A Comprova.com, única autoridade certificada pelo Observatório Nacional, do MCT, a emitir o carimbo digital do tempo, serviço que permite certificar a autenticidade com data e hora de arquivos eletrônicos, acaba de firmar um convênio com a Associação Nacional das Sociedades de Fomento Mercantil ? Factoring (Anfac).

A partir de agora, as empresas de operação de factoring (que possibilita à empresa que recebe o fomento vender seus créditos, gerados por suas vendas à prazo, a uma empresa de factoring) associadas da entidade terão à disposição os serviços Email Comprova, similar a uma carta registrada, porém de forma digital, que pode ser utilizado para a confirmação de envio, recebimento e conteúdo de e-mails; e o Contrato Digital, sistema que permite a assinatura de contratos por meio eletrônico, com certificação e assinatura digitais da ICP Brasil.

?Hoje a Comprova.com tem se consolidado como um instrumento das empresas para garantir que as transações feitas pela internet tenham força jurídica?, explica Marcos Nader, presidente da Comprova.com.

A parceria deve revolucionar o sistema de relacionamento das empresas de fomento mercantil com sua clientela, que atualmente enviam documentos pelo sistema convencional com aviso de recebimento (AR), que é assinado pela pessoa que recebe a correspondência. O modelo não garante o recebimento, pois o comprovante muitas vezes acaba sendo assinado por terceiros não autorizados, além de não comprovar o conteúdo do envelope, o que abre precedente para a contestação jurídica do AR.

Para o presidente da Anfac, Luiz Lemos Leite, a parceria com a Comprova.com chega para ajudar as empresas de fomento a combater esse tipo de problema, graças ao serviço de comprovação legal dos e-mails. ?A empresa chega para comprovar a legalidade da transação. Prevemos uma redução de custos significativa para a empresa de fomento, além de uma expressiva melhora na comunicação com sua clientela.?

A iniciativa, segundo ele, coloca a Anfac na vanguarda do setor. Mais de 125 mil pequenas empresas no país que compõem a carteira de clientes da associação vão se beneficiar com o convênio. ?Em 2006, as empresas de fomento mercantil movimentaram R$ 60 bilhões, menos de 2% do PIB nacional. Há um visível potencial, e a intenção é ampliar a participação nesse mercado. Para isso, estamos utilizando várias ferramentas, e uma delas é a Comprova.com?, explica Leite.

O relacionamento da Anfac com a Comprova.com teve início há dois anos, quando foi lançado o primeiro Fundo de Investimento em Direitos Creditórios Multissetorial (FIDC). Na época, a entidade adotou o serviço de Contrato Digital do portal Comprova.com. Hoje, 100% das operações dos FIDCs, estruturados no modelo proposto pela Anfac são feitas via internet, com a comprovação legal das mensagens, uma inovação ante alguns fundos do mercado que ainda formalizam a cessão dos créditos por fax. Esse formato evita a remessa de contratos para assinatura física e reduz o tempo da operação, tornando-a mais rápida, ágil e segura. Hoje, os FIDCs estruturados sob supervisão da Anfac realizam, em média, 30 operações diárias com o serviço da Comprova.com, número que deve ser ampliado rapidamente à medida que novos fundos entrem em operação.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.