Outsourcing permite integração da Rede Sinodal

0

Composta por 60 instituições espalhadas por seis Estados brasileiros (Goiás, Rio de Janeiro, São Paulo, Santa Catarina e Rio Grande), a Rede Sinodal reúne escolas de ensino ligadas à Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB). Com cerca de 40 mil alunos, a instituição terceirizou a sua área de TI para unificar, por meio de ERP, as escolas, além de permitir que funcionários, pais e alunos tivessem acesso aos dados acadêmicos.

?Percebemos que com o aumento de acesso, tínhamos que ter um data center dedicado e capacitado. Isso não seria possível dentro de casa, a não ser que tivéssemos um data center, o que sairia muito mais caro?, Humberto Schneider, coordenador administrativo da rede Sinodal.

Uma análise elaborada pela Sinodal constatou que seria necessário gastar R$ 114mil para ter um data center rodando dentro de uma das unidades. O contrato atual, firmado em novembro de 2006, e válido por um ano, está avaliado em R$ 80 mil.

Com a terceirização dos serviços, o grupo adotou uma solução de infra-estrutura de TI sob demanda. A área de softwares está a cargo da RM Sistemas, o que permite a integração de Gestão Acadêmica, Administrativa e de RH. Já o data center é gerenciado pela Corpflex, o que reduz falhas humanas e quedas de conexão, com monitoramento 24 horas por dia, sete dias na semana, o ano todo.

De acordo com o coordenador, a opção pelo outsourcing ocorreu pela vantagem de não requisitar investimento inicial em hardware (servidores de acesso para backup, espaço físico climatizado e salas) e softwares (compra de bancos de dados, antivírus) e a contratação de especialistas para manter o sistema funcionando (profissional da área de informática).

A implantação do projeto está ocorrendo de forma gradativa. ?A princípio estamos migrando sistemas e servidores de apenas nove escolas ? o que deve ser concluído até o final deste ano. Para o início do próximo, temos mais três escolas interessadas?, afirma Schneider.

Antes do outsourcing, cada escola ligada a Sinodal tinha individualmente sua proposta de TI. Praticamente todas tinham um ou mais servidores de dados na escola e desktops para utilização em seus setores. Com o projeto será possível consolidar estatísticas e análises que futuramente poderão auxiliar cada escola no seu trabalho acadêmico-administrativo, buscando criar e documentar os processos internos. ?O objetivo é vir a criar uma cultura de sistemas entre as escolas da Rede?, completa.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.