Receita de serviços de celular deve crescer 8,3% neste ano no Brasil

0

Mesmo fortemente afetado pela crise econômica mundial, o mercado de serviços de telefonia móvel do Brasil deve crescer 8,3% neste ano e totalizar receita de US$ 30,06 bilhões, segundo estudo da Frost & Sullivan, empresa de consultoria e pesquisa de mercado.
O avanço, todavia, será bem inferior ao aumento acima da casa dos 20% experimentado por esta indústria entre 2007 e 2008, quando acompanhou o crescimento da economia brasileira.
"Os impactos causados pela queda do PIB no último trimestre de 2008, o aumento do desemprego e a elevação da taxa de câmbio, que impactou os preços dos aparelhos, associados à maior concorrência entre as operadoras de telefonia móvel, impulsionada também pela portabilidade numérica, devem contribuir para reduzir as receitas do mercado neste ano", observou o analista de pesquisa da Frost & Sullivan, Bruno Neto.
Apesar da retração na receita total, o mercado brasileiro de serviços de telefonia movel deve voltar a apresentar um bom crescimento em receita nos próximos anos, com média anual de 8,2% até 2014, quando deve atingir cerca de US$ 44,67 bilhões e uma penetração próxima a 110,4% na população.
De acordo com o estudo, a expansão da receita deve ser impulsionada por serviços de valor agregado, como aplicativos avançados para envio de mensagens, GPS, TV móvel e serviços de banda larga móvel, que vêm aumentando em ritmo acelerado entre o público com maior poder aquisitivo.
"O surgimento de equipamentos sofisticados, como o iPhone e seus diversos concorrentes, com preços cada vez mais acessíveis, contribuem para alavancar o uso de serviços avançados, que geram maiores receitas às operadoras móveis a aos desenvolvedores de conteúdo, os quais também vislumbram novas oportunidades no segmento móvel", diz Neto.
A pesquisa conclui que esses dados apontam um cenário positivo para o setor, que, apesar dos efeitos da crise neste primeiro momento, deve seguir com crescimento muito acima da economia nos próximos cinco anos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.