A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e a Agência Paulista de Promoção de Investimentos e Competitividade (Investe São Paulo) assinaram, nesta sexta-feira, 30/7, um convênio para ampliar o volume de investimentos diretos no estado de São Paulo. O projeto visa capacitar os funcionários da Investe São Paulo, com a metodologia do Investment Climate Advisory Services (ICAS) do Banco Mundial (BIRD), para a atração de empresas estrangeiras.
A Apex-Brasil já atuou na atração de investimentos para empresas de tecnologia do Brasil, como por exemplo, na instalação do novo centro de pesquisa da IBM, com investimentos da ordem de US$ 250 milhões; na nova fábrica da Research In Motion (RIM), empresa que produz o Blackberry; na quinta planta de pesquisa e desenvolvimento da General Electric (GE); e no Centro Global de Desenvolvimento de TI de excelência da indiana HCL Technologies, para servir de base de clientes em crescimento na América Latina.
O convênio foi assinado pelo diretor de Gestão e Planejamento da Apex-Brasil, Ricardo Schaefer, pelo presidente da Investe SP, Mario Mugnaini Júnior, e pelo diretor da Investe SP, José Roberto Cunha.
De acordo com Schaefer, o Programa de Coordenação Nacional para a Atração de Investimento Estrangeiro Direto (CAIED) será desenvolvido em três etapas. No primeiro momento, um plano estratégico e organizacional de três anos será criado para o estado. Posteriormente, serão organizados seminários para a transferência de conhecimento técnico e cursos de capacitação e aprimoramento. Por fim, será implantado um sistema de trabalho conjunto para atendimento aos projetos de investimento estrangeiro, ações promocionais e de melhoria de ambiente de negócios no estado. "Já temos a experiência de implantação desse projeto em outros três estados brasileiros, mas esperamos alcançar resultados ainda mais expressivos em São Paulo, pois o estado já conta com estrutura para atração de investimentos, buscamos apenas aperfeiçoar esse trabalho", afirmou o diretor.
Após o treinamento, a Investe SP aplicará a metodologia nas demais entidades do estado envolvidas na atração de investimentos, bem como nas prefeituras. A partir daí será criada uma rede de cooperação entre as unidades da federação e a Apex-Brasil, para que os estados não promovam apenas suas diversas regiões, mas, sobretudo, para que estabeleçam mecanismos e estruturas locais que funcionem como centros de apoio aos investidores.
- Programa Investe SP