Hospital otimiza atendimento com sistema de classificação de risco

0

Desde outubro de 2009 o Hospital Unimed Vitória utiliza o software de classificação de risco MV, para ajudar os profissionais a atender aos pacientes mais urgentes com prioridade, além de acelerar o atendimento geral. A partir do MV2000 os médicos visualizam a lista de pacientes classificados e fazem a chamada para atendimento.
"O atendimento por ordem cronológica, antes existente, deu lugar ao atendimento por prioridade, o que traz ganhos imensuráveis para o paciente, já que torna o Pronto Socorro realmente um departamento voltado para atendimentos de urgência e emergência", afirma o médico Eduardo Zanandrea, coordenador da unidade de gestão adulto da Unimed Vitória.
De acordo com a MV, desenvolvedores do projeto, o sistema é composto de toten, painéis em TVs de LCD ligados aos computadores das mesas de atendimento e monitores touch screen para classificação dos atendimentos. No toten está o aplicativo responsável por gerar e imprimir as senhas. Os computadores das mesas de atendimento são usados para chamar o paciente, enquanto nos monitores ligados às TVs são exibidas as chamadas dos pacientes, seja para cadastro, classificação ou atendimento médico.
Na sala de acolhimento, a enfermeira faz a triagem e, utilizando o monitor touch screen, classifica o paciente em uma das quatro diferentes situações divididas por cores: vermelho – atendimento de emergência que denota risco imediato de vida; amarelo – atendimento de urgência; verde – atendimento de pouca urgência; e azul – atendimento sem urgência.
Gravidade
O modelo por cores foi escolhido pela Unimed Vitória a partir de opções propostas pelo software, que oferece essa classificação cromática ou a configuração de outros protocolos definidos pela própria instituição. Após o processo de estruturação do novo ambiente eletrônico de atendimento, é necessário estabelecer uma interface entre o sistema de classificação e o sistema MV utilizado pelo hospital como prontuário eletrônico, além do treinamento dos profissionais envolvidos com o atendimento, informa o doutor Zanandrea.
"Com relação à utilização do sistema, ele é muito prático e de fácil entendimento. Assim foi preciso apenas dois dias para treinar os colaboradores de enfermagem a operá-lo, e os demais colaboradores e médicos sobre o fluxograma de atendimento, em ordem prioritária de acordo com a classificação de risco". diz.
Para os pacientes, apontou ele, a maior vantagem do sistema é o atendimento imediato após a chegada ao Pronto Socorro, quando suas queixas são ouvidas e os dados vitais – pressão arterial, frequência cardíaca e índice de saturação de oxigênio no sangue – são medidos.
"A partir deste acolhimento, além de podermos trazer uma maior segurança ao paciente, temos condições de classificá-lo em ordem prioritária de atendimento, buscando cumprir a essência do papel de um departamento de emergência: o de salvar vidas, prevenir agravamento e atenuar sofrimentos", conclui doutor Zanandrea.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.