Começou nesta segunda-feira, 30, o julgamento que vai ouvir as acusações da Apple de roubo de design do iPhone e iPad e a infração de patentes pela fabricante coreana Samsung, em um tribunal de San Jose, na Califórnia. A Apple iniciou um ataque global à Samsung e outros fabricantes de celulares que usam o Android, do Google, e o julgamento pode ajudar a reforçar a alegação da empresa de que o sistema operacional copiou recursos de software de seus dispositivos.
Se for decidido que o hardware da Samsung com Android viola patentes da Apple, os resultados de outras ações que correm em tribunais ao redor do mundo podem ser afetados, criando sérios problemas para a fabricante coreana e outros parceiros do Google. Por outro lado, se a Apple for derrotada, a expansão da concorrência do Android pode fazer dele uma lider absoluto de mercado.
A disputa foi iniciada há mais de dois anos, quando a Apple processou a HTC, em março de 2010, e a Samsung, em abril de 2011. Em contrapartida, a fabricante do iPhone não chegou a processar o Google, optando por atacar, por motivos não revelados, as empresas que fabricam celulares com Android. A Apple reivindica mais de US$ 2,5 bilhões em indenizações.
A Samsung nega ter infringido as patentes e sustenta que a Apple viola a patente relacionada à forma de comunicação em seus smartphones e três patentes sobre o acesso e visualização de imagens e música.
O júri deverá contar com 10 pessoas, que analisaram o caso durante pelo menos quatro semanas para chegar a uma decisão. Com informações de agências internacionais.