Jornalistas brasileiros que usam as redes sociais em sua rotina profissional preferem o Twitter ao Facebook, segundo pesquisa da empresa de comunicação e marketing PR Newswire.
O levantamento, realizado junto a 305 jornalistas brasileiros de rádio, TV, jornal, revista e internet, aponta que o microblog liderou a votação, com 73,4% dos votos. O Facebook veio na sequência, com 18,7%.
"Sem dúvida as mídias sociais já foram incorporadas ao escopo e rotina de trabalho de muitos profissionais, em especial na área de comunicação. A forma de utilização pode variar e ainda há espaço para aprimorar melhores práticas, tornando as ferramentas ainda mais eficientes", diz Janaína Weigel, diretora de relações com a mídia & marketing da PR Newswire na América Latina.
De acordo com os dados da pesquisa, 31,8% dos jornalistas brasileiros participam de três redes distintas. Eles usam esses sites principalmente para entrar em contato com fontes (79,7%). Cerca de 34% deles sempre replicam as matérias que escrevem em sites de relacionamento, enquanto 22% as compartilham ocasionalmente.
Em torno de 83% dos profissionais brasileiros admitiram usar assuntos nascidos em redes sociais para sugerir matérias jornalísticas aos seus veículos de comunicação.