Aplicativo SnagR permite uso de dispositivos móveis para inspeção de obras

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A Astrein espera conquistar novos clientes e ampliar em 7% a sua atuação no setor de construção com a comercialização no mercado brasileiro de uma solução mobile, denominada SnagR, voltada para a inspeção de obra.

A oferta exclusiva da solução no Brasil foi acertada em uma parceria com a britânica SnagR Software. A Astrein é especializada em soluções para gestão de ativos, facilities e centrais de cadastros.

De acordo com Ramon Gonzalez, diretor mobile da Astrein, a negociação teve início em 2010, quando representantes da SnagR vieram ao Brasil para participar de um evento que reuniu empresas dos dois países a fim de discutir tendências da construção sustentável.

"Desde então, estudamos a possibilidade de nos tornarmos parceiros. A sinergia entre nossas empresas está no atendimento ao mercado da construção, fator fundamental na efetivação da parceria", afirma.

No ano passado a Astrein registrou crescimento de 31% no faturamento vindo do setor de construção civil devido a projetos realizados em grandes construtoras com foco na criação, padronização e saneamento de cadastros de materiais e serviços.

No Brasil, a Astrein será a representante exclusiva do software, que já é usado por construtoras da Europa, da Ásia e do Oriente Médio. Disponível para os dispositivos móveis que rodam os sistemas operacionais iOS e Android, a ferramenta proporciona a gestão completa das inspeções, facilitando o andamento das obras que invariavelmente se desenvolvem em cronogramas apertados.

"O objetivo é evitar o retrabalho. Quanto antes um problema é detectado, mais barata é a solução. Antes de iniciarmos uma fase da construção, precisamos garantir a qualidade da fase anterior.", explica Gonzalez.

Com o SnagR, o técnico pode consultar plantas, desenhos ou diagramas diretamente no dispositivo móvel e também aplicar formulários de inspeção e checklists adaptados a realidade de cada construtora.

O SnagR dispensa o uso de papel e prancheta e acelera a inspeção de obras ao capturar, registrar e atualizar os defeitos encontrados utilizando dispositivos como tablets e smartphones.

Outra vantagem, acrescenta Gonçalez, é que o software permite marcar o local exato das ocorrências, fotografar e classificar os defeitos e não conformidades encontradas.

Para cada apontamento feito é possível determinar a prioridade da ação, o responsável pelas providências e compartilhar as informações da obra com o escritório central em tempo real, utilizando conexão GPRS ou Wi-Fi.

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