Estudo revela problemas em projetos de implantação de software de ERP

0

A Panorama Consulting realizou um pesquisa que apontou dois aspectos preocupantes que devem ser observados pelas empresas que pretendem implantar software de gestão empresarial (ERP).

Um deles é que 61% dos projetos de instalação demandam mais tempo do que o previsto e 53% estouram o orçamento – em 22% dos casos, o projeto custou pelo menos 25% a mais do que o esperado.

Segundo Miguel Ruiz, presidente da MR Consultoria, empresa de consultoria e outsourcing de tecnologia da informação (TI) a explicação para esse elevado índice de problemas pode estar no fato de que as empresas se deixam levar pela consultoria de quem vende o software.

"Para muitos gestores de TI, a consultoria do vendedor do software basta para uma tomada de decisão e essa é uma estratégia arriscada. Existem grandes estratégias de vendas estruturadas pelos fabricantes desse tipo de software que, nem sempre, estão alinhadas com as necessidades das empresas que buscam implementar essas soluções", afirma.

Segundo ele, enquanto que no processo de venda tem-se a impressão de que tudo é possível e todos os problemas serão resolvidos, a etapa da implementação traz dificuldades e obstáculos que só uma consultoria independente poderia prever com mais precisão.

Para Ruiz, isso ocorre porque, na maioria das vezes, a empresa que vende o software tem uma informação geral e superficial do comprador, o que pode levar a erros graves. A solução ideal antes de optar por um determinado sistema é a realização de um diagnóstico detalhado das necessidades da organização:

"Um levantamento independente vai analisar as necessidades da organização e possibilitar a indicação de um fornecedor com uma solução mais adequada para atender essas necessidades, bem como o melhor dimensionamento de recursos, prazos e infraestrutura necessária para viabilizar essa implementação", afirma.

O presidente da MR Consultoria diz que algumas empresas tentam fazer esse tipo de diagnóstico internamente, por meio de suas equipes de TI. Mas observa que, embora seja melhor do que entregar essa avaliação ao vendedor do software, a avaliação interna pode pecar por outros vícios, ou seja, falta de tempo dos profissionais que vão fazê-la e falta de conhecimento para esta atividade.

"A falta de preparo das equipes internas de TI na implementação de sistemas complexos é um dos mais significativos fatores de fracasso nesses processos, o que justifica a necessidade de contratação de especialistas isentos", assinala Ruiz.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.