Publicidade
Início Blogueria Por que acontecem tantos fracassos em projeto de TI?

Por que acontecem tantos fracassos em projeto de TI?

0
Publicidade

Duas análises são fundamentais antes de explicarmos porque os projetos de TI têm um índice alto de projetos com fracasso, primeiro é conceituar o que é fracasso em um projeto, segundo o PMI um projeto é considerado um fracasso quando os objetivos esperados não são alcançados, principalmente os relativos a custo, prazo, escopo e qualidade.

O segundo motivo está intimamente ligado com a subjetividade na definição do escopo e na mudança constante das expectativas dos resultados pelas partes interessadas. Um comparativo com projetos de outras áreas deixa claro essa diferença, na construção civil talvez a área mais antiga a realizar e gerenciar projetos da história a quantidade de fracasso comparados a área de TI são desprezíveis.

Comparando projetos de áreas diferentes, é absolutamente impensado para qualquer um, designar um pedreiro com pouca formação acadêmica para ser o responsável pelos cálculos das fundações de um projeto para construir um prédio, em TI absurdo semelhante acontece recorrentemente.

Pergunte a um mestre de obras experiente se é possível reduzir o tempo de construção de uma parede colocando diversos pedreiros trabalhando ao mesmo tempo, parece óbvia a resposta, situação semelhante ocorre em projetos de desenvolvimento de sistemas, a diferença é que o responsável pelo projeto crê ser possível dividir o trabalho entre vários desenvolvedores inexperientes e obter um resultado satisfatório.

Por mais que os exemplos acima sejam mais que suficiente para explicar o porquê da quantidade elevada de fracassos nos projetos de TI, acreditem eles não são os mais relevantes, acreditar que é possível entregar um novo produto em tempo recorde, mantendo-se os custos e qualidade com alteração constante do que se deseja, são de longe os maiores vilões que respondem pelo número gigantesco de fracassos em projetos de TI.

Mudar esse cenário não é fácil e nem tem previsão de solução a curto prazo, isso porque os executivos responsáveis pela aquisição de projetos precisam mostrar para a organização que estão trabalhando e que todos os esforços estão sendo realizados para a entrega dos projetos que tem por objetivo mudar a história da empresa.

Do outro lado, vendedores sedentos por baterem metas buscam todos os dias executivos desesperados buscando soluções imediatas para seus problemas, o fato é que ainda vai levar um bom tempo para que a área de TI ganhe maturidade suficiente para entregar projetos com qualidade e responsabilidade.

Alberto Parada, co-fundador do Descomplicado Carreiras (Sistema de orientação de carreira), Colunista e Palestrante especializado em carreiras, atua há mais de 25 anos como executivo no mercado de tecnologia em empresas como: Sênior, IBM, Capgemini, Fidelity, Banespa, e mais de 12 anos como Professor Universitário no Lassu-USP FAAP e FIAP. Formação em administração de empresas e análise de sistemas, com especialização em gerenciamento de projetos e mestrando em Gestão de Negócios pela FIA, voluntário no HEFC hospital de retaguarda para portadores de Câncer.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile