Publicidade
Início Newsletter (TI Inside) ACATE cria vertical para incentivar desenvolvimento de soluções para cidades inteligentes

ACATE cria vertical para incentivar desenvolvimento de soluções para cidades inteligentes

0
Publicidade

Alguns dos principais problemas que existem nas cidades são relacionados a mobilidade, moradia, saneamento, segurança e saúde. Reduzir esses problemas e tornar as cidades mais inteligentes é um desafio urgente e necessário em todo o mundo, especialmente no atual momento de pandemia e retração econômica. Com a Covid-19, o protagonismo municipal aumentou, evidenciando a necessidade de se repensar as formas de gerenciamento das cidades. Neste cenário, a tecnologia tem se mostrado uma ferramenta fundamental e estratégica na tomada de decisões, tanto para o gestores públicos como para os cidadãos.

Para colaborar ainda mais com o desenvolvimento destas estratégias, a Associação Catarinense de Tecnologia (ACATE) criou a Vertical de Negócios Smart Cities. O propósito da vertical é ser um hub de inovação de empresas motivadas a encontrar soluções frente a todos os desafios existentes nos municípios.

“As cidades precisam se preparar para períodos como o atual e a responder da melhor forma, utilizando ecossistemas como o da ACATE para aprenderem a se desenvolver tecnologicamente e, por consequência, responder da melhor forma aos imprevistos. Na Vertical Smart Cities, teremos um “cardápio” de soluções digitais para as cidades inteligentes, que tragam mais velocidade e agilidade à gestão, mais transparência e escala, e ajudem a resolver problemas complexos. Queremos que os municípios possam ter em mãos o melhor da inteligência artificial, da computação em nuvem e da análise de dados, ferramentas fundamentais para o replanejamento e a inovação”, explica Diego Ramos, diretor da vertical e vice-presidente de relacionamento da ACATE.

Diego explica que uma cidade inteligente é aquela que tem foco no cidadão e procura promover melhorias para a vida das pessoas. Outro ponto que ele destaca é a importância da conectividade para que os cidadãos também sejam mais inteligentes. “O acesso à internet com custo mais baixo possível precisa ser garantido. Pessoas mais inteligentes para termos cidades inteligentes”, diz.

Em Florianópolis existem algumas iniciativas que ajudam a tornar a capital uma das sete cidades brasileiras mais inteligentes e com potencial de desenvolvimento. Uma delas é a Rede de Inovação de Florianópolis, uma parceria entre a Prefeitura Municipal e a ACATE, que tem como objetivo fomentar o ecossistema de inovação e tecnologia. Um dos projetos da rede, o Living Lab, é focado em buscar soluções inovadoras para o desenvolvimento urbano da cidade.

Com o avanço da pandemia, a Prefeitura buscou ferramentas tecnológicas para criar estratégias de combate e prevenção juntamente com o retorno das atividades econômicas. Uma delas é o sistema Smart Tracking para fazer o rastreamento de pessoas que tiveram contato com um infectado durante o período antecedente ao aparecimento dos sintomas de Covid-19. Os ônibus e estabelecimentos parceiros instalaram um QR Code visível para os usuários, que fazem um cadastro na plataforma e um check in, gerando informações para as autoridades de saúde.

Outra iniciativa em Santa Catarina é a Sala de Situação Digital Covid-19, idealizada pelo Social Good Brasil com a finalidade de apoiar, com base em dados e evidências, os municípios de Santa Catarina nas tomadas de decisões para o enfrentamento da pandemia.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile