Consulta Pública para concessão de rede wi-fi nas estações e trens da CPTM está aberta até 8 de agosto

0

A CPTM – Companhia Paulista de Trens Metropolitanos está com consulta pública aberta desde 9 de julho para obter contribuições e manifestações para proposta de concessão de serviços de transmissão de dados utilizando redes sem fio (wi-fi) nas Linhas 7-Rubi, 10-Turquesa, 11-Coral, 12-Safira e 13-Jade, além da frota de trens. O prazo para recebimento de contribuições termina no próximo dia 8 de agosto.

O contrato de concessão estipula que o vencedor da licitação será responsável pela remuneração e custos de implantação, administração e manutenção de toda a rede de wi-fi. O objetivo da companhia é oferecer aos passageiros acesso gratuito à internet e a conteúdo privado, como serviços de streaming e notícias, filmes, músicas, além de campanhas institucionais educativas e de orientação. Além de melhorar a experiência de viagem do passageiro, a CPTM também pretende incrementar as receitas acessórias e não tarifárias da empresa.

Uma das premissas para a oferta da prestação serviço será o acesso gratuito diário pelo período de uma hora por passageiro conectado, respeitando o limite de até 1 GB de download.

"O serviço trará benefícios ao dia a dia do passageiro e, ao mesmo tempo, poderemos ampliar as oportunidades de negócio com a exploração comercial da rede sem fio para os espaços, estruturas e trens das cinco linhas, abrangendo as 62 estações", explica Natália Melo, gerente de Novos Negócios da CPTM. O escopo do contrato não inclui as Linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda por terem sido concedidas à iniciativa privada.

Para o vencedor da licitação, a CPTM prevê um prazo de implantação até 180 dias, prorrogáveis até 240 dias, além de exploração comercial de 120 meses a partir da implantação. Dentre os critérios de remuneração devida à companhia estão outorga inicial e remuneração mensal referente à utilização do espaço da CPTM para implantação dos equipamentos.

Após o encerramento da consulta pública, os próximos passos serão análise das contribuições e cálculo da viabilidade financeira do projeto para dar início ao processo de licitação, que está previsto para ocorrer no fim deste ano.

As contribuições e manifestações podem ser enviadas para o e-mail. O edital da Consulta Pública está disponível no link.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.