Publicidade
Início Blogueria Inove sem olhar para trás

Inove sem olhar para trás

0
Publicidade

A vida de startups e pequenas empresas não é nada fácil, ainda mais em mercados onde a cada dia surgem novas ideias e tudo se reinventa com certa frequência e facilidade. Desenvolver um bom produto com pouco dinheiro é um grande desafio, mas a situação é ainda mais complexa quando você deseja entrar em um segmento já consolidado por grandes players e que opera há décadas em formatos tradicionais.

Isso não significa que “tudo já existe” e não deve ser uma barreira de entrada para que você crie algo novo e desenvolva seu produto focado em apenas uma coisa: entregar uma solução que resolva problemas reais da vida de milhares ou milhões de pessoas. Entenda a maneira com que as coisas “sempre foram feitas”, mas dedique-se exclusivamente a entender e resolver os problemas vividos no dia a dia pelo seu cliente.

Volte 10 anos no tempo. Uma década apenas, não é muito tempo, certo? E ainda assim produtos que hoje fazem parte do seu cotidiano não estavam nem pensando em surgir. A comunicação com seus amigos via celular era feita majoritariamente por SMS e não via Whatsapp. Para chamar um táxi, por exemplo, você deveria ligar em uma central ou acenar para o primeiro que passasse, sem contar com alternativas como 99 ou EasyTaxi. Uber, nem pensar. E no fim da noite, se quisesse ver um filme com amigos, a única solução era ir a uma locadora e escolher entre as melhores opções disponíveis, sem a flexibilidade e a facilidade oferecida de forma econômica pelo Netflix.

Todas estas empresas, hoje, valem bilhões de dólares pois tiveram a coragem de inovar em setores já consolidados e com grandes players, como comunicação, transportes e cinema, com foco exclusivo em como as coisas deveriam ser, esquecendo como haviam sido feitas até então.

A inovação não está presente apenas em novos nichos. Ela deve estar presente em todos os setores, por mais tradicionais ou consolidados que sejam, e deve ser pensada e repensada em todos os aspectos de nossa vida. Não deixe que o status quo e uma série de pessoas lhe dizendo que “sempre foi feito assim”, sejam barreiras para que você acredite em algo e desenvolva uma solução melhor do que as atuais. Esqueça o “mercado” e foque exclusivamente em seus clientes e nos problemas que eles têm e procure desenvolver soluções melhores do que as que sempre tiveram.

No setor de viagens corporativas não é diferente. Tudo ainda é feito como se fosse 1998. No meu dia a dia, por exemplo, visito dezenas de empresas regularmente para conhecer seus sistemas e soluções atuais e me deparo sempre com as mesmas coisas. Atendimento off-line, por telefone e e-mail, demorando dias ou semanas para entregar o que poderia ser feito em poucos minutos. Muitos organizadores apenas indicam uma agência oficial e recomendam a seus participantes que liguem ou escrevam para seu SAC a fim de conhecer as “tarifas promocionais”.

Trata-se de um mercado bilionário, onde o processo de compra e vendas é o mesmo há décadas e muitas coisas são resolvidas dentro de uma zona de conforto, simplesmente porque “sempre foi assim”.

É importante criar, aprender e acreditar. Procure encontrar o problema e resolvê-lo. Entregue o que seus clientes realmente querem e interaja com eles. Não ache que porque algo “já existe” ou porque sempre foi feito de uma determinada forma que não pode ser melhorado. Quase 100% das vezes, a verdade é o oposto, e os produtos que serão utilizados em 10 anos estão sendo criados agora. Dê o primeiro passo e inove sem olhar para trás.

Alexandre Rodrigues, CEO e fundador da Evnts.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile