Em julho, o ViajaNet, agência de viagens online, assinou contrato com a Exceda para o fornecimento da Dynamic Site Accelerator (DSA) da Akamai, solução tecnológica para a distribuição de conteúdo e o roteamento na rede. Com isso, em menos de um mês a empresa já registra melhora em 20% no carregamento do site.
O ViajaNet tem uma grande preocupação em oferecer uma experiência otimizada nos dispositivos móveis, que hoje representa mais de 50% do tráfego do site, e por isso escolheu a ferramenta Exceda a fim de melhorar a experiência destes usuários móveis – a demora era de 10 a 11 segundos para carregamento de conteúdo, tempo elevado para gerar conversão de vendas online. De acordo com um dos maiores buscadores – o Google – dois segundos é o tempo aceitável para um site de e-commerce.
Por isso, aliado a outras ações para uma estratégia de vendas efetiva, o acordo firmado com a Exceda para a implementação da solução DSA no ViajaNet foi fundamental. A ferramenta provê aceleração para websites interativos e, assim, proporciona um desempenho de até cinco vezes mais rápido e suporta picos de tráfego de acesso, garantindo disponibilidade e segurança.
Em menos de um mês de implementação da solução, a média de tempo para carregamento do site ViajaNet baixou para oito segundos – otimização de 20%. “Embora ainda não tenhamos registrado um crescimento representativo em vendas por conta do curto prazo, já ganhamos muito em performance e melhora na experiência do cliente. A meta para os próximos seis meses é reduzir o tempo para cinco segundos”, afirma Eduardo de Oliveira, gerente de infraestrutura do ViajaNet.
A constante melhora no tempo de carregamento do site está alinhada com a estratégia de expansão geográfica da agência de viagens, que deseja alcançar mais fortemente as regiões Norte e Nordeste, onde o desempenho da internet é pior em relação as outras regiões do país. “Ficamos orgulhosos em usar nossa expertise – tecnologia de ponta e suporte técnico – para contribuir com o crescimento da ViajaNet. Ainda, saber que podemos colaborar outros segmentos e indústrias, uma vez que nossa tecnologia é adequada a qualquer porte de empresa seu porte de empresa”, afirma Felipe Melo, gerente de Canais da Exceda.
Sobre a parceria comercial, Eduardo acrescenta que um dos motivos decisivos para a contratação da solução foi que, além da empresa ser hoje a líder do mercado, o atendimento da Exceda foi excelente desde o início. “A aproximação com nosso negócio e suporte que a Exceda ofereceu durante todo o processo foi diferenciado – o SLA deles 100%”.