Telefônica amplia participação na operação de cabo da TVA em São Paulo

0

A Telefônica, por meio da sua subsidiária Telesp, informou o mercado nesta sexta-feira, 30, que adquiriu 49% das ações ordinárias da Lemontree Participações, sociedade detentora de 80,1% das ações ordinárias da Comercial Cabo TV São Paulo, a operação de cabo da TVA na capital paulista. Com isso, a Telefônica amplia a sua participação na operadora de TV a cabo iniciada em 2007, simultaneamente à compra da operação de MMDS da TVA.

O movimento, contudo, ainda não é efeito da Lei 12.485/2011, que criou novas regras para o mercado de TV por assinatura e acabou com as limitações às teles e a empresas de capital estrangeiro no mercado de cabo. Segundo a companhia, sua participação na operação de cabo (incluindo ações ordinárias e preferenciais) chega agora a 49,99%. Trata-se de uma atualização que foi possível após a Anatel, em maio, ter alterado seu entendimento em relação às restrições previstas na Lei Geral de Telecomunicações, permitindo que as concessionárias aumentassem suas participações em operações de cabo em suas regiões de 19,99% para 49,99%.

No entendimento da companhia, a publicação da Lei 12.485/2011 não é suficiente para que a Telefônica assuma o controle da operação de cabo da TVA em São Paulo. Para que isso possa acontecer, é necessária a anuência prévia da Anatel, o que deve ser requerido à agência em breve.

Em 2006, a concessionária adquiriu a totalidade das operações de MMDS da TVA em São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba e Porto Alegre e 100% das ações preferenciais da operação de cabo em São Paulo, Florianópolis e Foz do Iguaçu. As ações ordinárias da operação de cabo (que dão o controle) foram adquiridas até o limite das restrições legais e considerando que parte do capital da Abril pertence ao grupo Napster da África do Sul. Na ocasião, a Telefônica ficou com cerca de 19% da operação de cabo da TVA.

A aquisição total da parte de cabo não foi possível porque a Lei do Cabo impedia que empresas de capital estrangeiro detivessem concessões de cabo. Além disso, a LGT e os contratos de concessão também traziam restrições para a entrada das concessionárias de telefonia no mercado de cabo. Com a aprovação da Lei 12.485/2011, essas barreiras não existem mais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.