Avaliada em US$ 98,3 bilhões, Apple se torna a marca mais valiosa do mundo

0
0

Depois de desbancar a IBM da segunda posição em 2012 entre as 100 marcas mais valiosas do mundo, a Apple finalmente assumiu o topo da lista do Best Global Brands neste ano, superando a gigante Coca-Cola, que se manteve em primeiro lugar por 13 anos consecutivos e caiu para a terceira posição, atrás do Google. O ranking é produzido pela consultoria de branding Interbrand.

O relatório da consultoria, divulgado nesta segunda-feira, 30, mostra que neste ano o valor total de das 100 marcas globais mais valiosas é de US$ 1,5 trilhão — um aumento recorde de 8,4% sobre o valor total das marcas no relatório de 2012.

Valendo US$ 98,3 bilhões, a Apple ficou apenas um pouco à frente do Google, que neste ano apresentou um valor de marca de US$ 93,3 bilhões. A grife criada por Steve Jobs já havia demonstrado uma valorização de nove posições em 2011, quando ocupou o 8º lugar, valendo US$ 33, 4 bilhões. Em 2010 a marca ocupava a 17º posição.

A Apple figura no Best Global Brands desde o ano 2000, quando o ranking foi criado. Naquele ano, ela ocupava a 36ª posição e tinha um valor de marca de US$ 6,6 bilhões. Hoje, o valor da marca é quase 18 vezes maior do que naquele ano.

O relatório da Interbrand diz que o crescimento meteórico do valor da marca Apple pode ser atribuído a uma experiência multicanal nunca vista antes, criada para os seus consumidores. "Por manter o consumidor no centro de tudo que faz, a Apple é capaz de antecipar os seus desejos e buscar novos desafios em design e performance. Com 72 milhões de Macs em uso e recorde de vendas de iPhones e iPads, ela faz história ultrapassando a Coca-Cola", diz o documento.

O Best Global Brands mostra ainda que, entre as empresas que ocupam as dez primeiras posições na lista, seis são do setor de tecnologia — além da Apple, constam Google, IBM, Microsoft, Samsung e Intel.

Embora não figure nas dez primeiras posições, o Facebook mostrou movimentação significativa ao entrar para o top 100 no 52º lugar, com variação do valor de marca de 34%, e a Amazon, que aumentou o valor de marca em 27%. A varejista online foi uma das marcas que mais expandiram o seu valor no relatório deste ano. Veja na tabela abaixo o sobe-e-desce das dez primeiras colocadas.

Interbrand  Best Global Brands 2013 (dez primeiras colocadas)

Posição em 2013

Posição em 2012

Marca

Setor

2013 Valor de Marca (US$ bilhões)

Variação do Valor de Marca em %

1

2

Apple

Tecnologia

98.316

28%

2

4

Google

Tecnologia

93.291

34%

3

1

Coca-Cola

Bebidas

79.213

2%

4

3

IBM

Serviços de Negócios

78.808

4%

5

5

Microsoft

Tecnologia

59.546

3%

6

6

GE

Diversificado

46.947

7%

7

7

McDonald's

Restaurantes

41.992

5%

8

9

Samsung

Tecnologia

39.610

20%

9

8

Intel

Tecnologia

37.257

-5%

10

10

Toyota

Automotivo

35.346

17%

Deixe seu comentário