Publicidade
Início Newsletter (TI Inside) Avaliada em US$ 98,3 bilhões, Apple se torna a marca mais valiosa...

Avaliada em US$ 98,3 bilhões, Apple se torna a marca mais valiosa do mundo

0
Publicidade

Depois de desbancar a IBM da segunda posição em 2012 entre as 100 marcas mais valiosas do mundo, a Apple finalmente assumiu o topo da lista do Best Global Brands neste ano, superando a gigante Coca-Cola, que se manteve em primeiro lugar por 13 anos consecutivos e caiu para a terceira posição, atrás do Google. O ranking é produzido pela consultoria de branding Interbrand.

O relatório da consultoria, divulgado nesta segunda-feira, 30, mostra que neste ano o valor total de das 100 marcas globais mais valiosas é de US$ 1,5 trilhão — um aumento recorde de 8,4% sobre o valor total das marcas no relatório de 2012.

Valendo US$ 98,3 bilhões, a Apple ficou apenas um pouco à frente do Google, que neste ano apresentou um valor de marca de US$ 93,3 bilhões. A grife criada por Steve Jobs já havia demonstrado uma valorização de nove posições em 2011, quando ocupou o 8º lugar, valendo US$ 33, 4 bilhões. Em 2010 a marca ocupava a 17º posição.

A Apple figura no Best Global Brands desde o ano 2000, quando o ranking foi criado. Naquele ano, ela ocupava a 36ª posição e tinha um valor de marca de US$ 6,6 bilhões. Hoje, o valor da marca é quase 18 vezes maior do que naquele ano.

O relatório da Interbrand diz que o crescimento meteórico do valor da marca Apple pode ser atribuído a uma experiência multicanal nunca vista antes, criada para os seus consumidores. “Por manter o consumidor no centro de tudo que faz, a Apple é capaz de antecipar os seus desejos e buscar novos desafios em design e performance. Com 72 milhões de Macs em uso e recorde de vendas de iPhones e iPads, ela faz história ultrapassando a Coca-Cola”, diz o documento.

O Best Global Brands mostra ainda que, entre as empresas que ocupam as dez primeiras posições na lista, seis são do setor de tecnologia — além da Apple, constam Google, IBM, Microsoft, Samsung e Intel.

Embora não figure nas dez primeiras posições, o Facebook mostrou movimentação significativa ao entrar para o top 100 no 52º lugar, com variação do valor de marca de 34%, e a Amazon, que aumentou o valor de marca em 27%. A varejista online foi uma das marcas que mais expandiram o seu valor no relatório deste ano. Veja na tabela abaixo o sobe-e-desce das dez primeiras colocadas.

Interbrand  Best Global Brands 2013 (dez primeiras colocadas)

Posição em 2013

Posição em 2012

Marca

Setor

2013 Valor de Marca (US$ bilhões)

Variação do Valor de Marca em %

1

2

Apple

Tecnologia

98.316

28%

2

4

Google

Tecnologia

93.291

34%

3

1

Coca-Cola

Bebidas

79.213

2%

4

3

IBM

Serviços de Negócios

78.808

4%

5

5

Microsoft

Tecnologia

59.546

3%

6

6

GE

Diversificado

46.947

7%

7

7

McDonald’s

Restaurantes

41.992

5%

8

9

Samsung

Tecnologia

39.610

20%

9

8

Intel

Tecnologia

37.257

-5%

10

10

Toyota

Automotivo

35.346

17%

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile