Depois de desbancar a IBM da segunda posição em 2012 entre as 100 marcas mais valiosas do mundo, a Apple finalmente assumiu o topo da lista do Best Global Brands neste ano, superando a gigante Coca-Cola, que se manteve em primeiro lugar por 13 anos consecutivos e caiu para a terceira posição, atrás do Google. O ranking é produzido pela consultoria de branding Interbrand.
O relatório da consultoria, divulgado nesta segunda-feira, 30, mostra que neste ano o valor total de das 100 marcas globais mais valiosas é de US$ 1,5 trilhão — um aumento recorde de 8,4% sobre o valor total das marcas no relatório de 2012.
Valendo US$ 98,3 bilhões, a Apple ficou apenas um pouco à frente do Google, que neste ano apresentou um valor de marca de US$ 93,3 bilhões. A grife criada por Steve Jobs já havia demonstrado uma valorização de nove posições em 2011, quando ocupou o 8º lugar, valendo US$ 33, 4 bilhões. Em 2010 a marca ocupava a 17º posição.
A Apple figura no Best Global Brands desde o ano 2000, quando o ranking foi criado. Naquele ano, ela ocupava a 36ª posição e tinha um valor de marca de US$ 6,6 bilhões. Hoje, o valor da marca é quase 18 vezes maior do que naquele ano.
O relatório da Interbrand diz que o crescimento meteórico do valor da marca Apple pode ser atribuído a uma experiência multicanal nunca vista antes, criada para os seus consumidores. “Por manter o consumidor no centro de tudo que faz, a Apple é capaz de antecipar os seus desejos e buscar novos desafios em design e performance. Com 72 milhões de Macs em uso e recorde de vendas de iPhones e iPads, ela faz história ultrapassando a Coca-Cola”, diz o documento.
O Best Global Brands mostra ainda que, entre as empresas que ocupam as dez primeiras posições na lista, seis são do setor de tecnologia — além da Apple, constam Google, IBM, Microsoft, Samsung e Intel.
Embora não figure nas dez primeiras posições, o Facebook mostrou movimentação significativa ao entrar para o top 100 no 52º lugar, com variação do valor de marca de 34%, e a Amazon, que aumentou o valor de marca em 27%. A varejista online foi uma das marcas que mais expandiram o seu valor no relatório deste ano. Veja na tabela abaixo o sobe-e-desce das dez primeiras colocadas.
Interbrand — Best Global Brands 2013 (dez primeiras colocadas)
Posição em 2013 |
Posição em 2012 |
Marca |
Setor |
2013 Valor de Marca (US$ bilhões) |
Variação do Valor de Marca em % |
1 |
2 |
Apple |
Tecnologia |
98.316 |
28% |
2 |
4 |
|
Tecnologia |
93.291 |
34% |
3 |
1 |
Coca-Cola |
Bebidas |
79.213 |
2% |
4 |
3 |
IBM |
Serviços de Negócios |
78.808 |
4% |
5 |
5 |
Microsoft |
Tecnologia |
59.546 |
3% |
6 |
6 |
GE |
Diversificado |
46.947 |
7% |
7 |
7 |
McDonald’s |
Restaurantes |
41.992 |
5% |
8 |
9 |
Samsung |
Tecnologia |
39.610 |
20% |
9 |
8 |
Intel |
Tecnologia |
37.257 |
-5% |
10 |
10 |
Toyota |
Automotivo |
35.346 |
17% |