Cinco tarefas que ficam mais fáceis com a gestão eletrônica de documentos no RH

0

As empresas com grande fluxo de funcionários têm multiplicado o número de documentações a serem preenchidas, cadastradas e arquivadas pelo departamento de Recursos Humanos. O controle dessa papelada exige muita organização e espaço físico disponível, mas ainda assim a busca por um registro durante uma atualização ou demissão pode levar um tempo considerável. A Gestão Eletrônica de

Documentos (GED) é uma ferramenta fundamental para a otimização deste processo, entenda como:

– Armazenamento: Arquivo morto ocupa espaço e custa caro para ser mantido. As impressoras multifuncionais podem digitalizar e armazenar uma série de documentos trabalhistas em um servidor na nuvem, reaproveitando o espaço físico para outras funções.

– Localização: Para atualizar documentos de um colaborador promovido, que sai de férias ou é demitido, o funcionário do RH pode levar minutos ou até mesmo horas diante de pastas e gavetas. Os arquivos digitais são encontrados no servidor em questão de três segundos, como uma busca no Google.

– Controle: O administrador da rede tem uma visão geral de permissões por colaborador e histórico de acessos. Se um arquivo sumir da pasta, o responsável pelo sistema consegue verificar quem foi o último a abrir, alterar ou excluir. O GED pode também controlar e reduzir gastos, a partir do gerenciamento de impressões, respeitando filtros de permissão por trabalhos ou funcionários.

– Conservação: O armazenamento virtual previne a perda de arquivos em incêndios, deterioração por umidade, por insetos ou mera desorganização. Qualquer falta pode ser recuperada com restauração de backups.

– Descarte: Os arquivos físicos são mantidos pelas empresas por até cinco anos após a saída de um funcionário. Com o GED, o administrador, no ato da digitalização ou a qualquer atualização pode estabelecer uma data para a exclusão automática do documento, a fim de liberar o espaço do servidor.

Rodrigo Reis, diretor comercial e sócio da Reis Office

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.