Geomarketing é oportunidade para varejistas, mas privacidade é crucial

0

Com o crescimento do mercado de smartphones no Brasil, aumentam também as oportunidades para o varejo utilizar as plataformas móveis para atrair consumidores, mas lidar com a privacidade é um dos desafios para as empresas. Novas tecnologias, como o iBeacon, da Apple, permitem a localização mais precisa dos usuários dentro dos estabelecimentos, e a integração com aplicativos para levar ao consumidor ofertas personalizadas podem ser um benefício, desde que as lojas não acabem incomodando. Assim, a instauração de regras claras para saber dosar a quantidade de notificações é prioridade, como ficou evidente durante primeiro painel do Fórum Mobile+, nesta terça-feira, 30, em São Paulo.

O sócio-fundador da Taqtile, Danilo Toledo, acredita que a ideia é respeitar o usuário. "Mobile é um canal que você pode encher o saco do cara muito fácil, e acaba incomodando um pouco", reitera. De acordo com o CEO do Kekanto, Fernando Okumura, os usuários do serviço de catálogo e agregador de estabelecimentos e serviços precisam aceitar de antemão para poder passar a receber as ofertas. "No nosso caso, é questão de opt-in, ele tem que seguir o estabelecimento (no app) para receber o push", diz. A empresa, que atualmente conta com cerca de 45% do tráfego gerado por plataformas móveis (e estima chegar ao final do ano com 60%), gerencia as notificações proativas, procurando tomar cuidado com a frequência dos avisos. "É uma preocupação superimportante porque (a insatisfação) gera muitas vezes muitas desinstalações."

O CEO da Cuponeria, Thiago Brandão, afirma que um dos objetivos da companhia foi resolver essa questão antes de incomodar o cliente, com o recebimento de e-mail marketing de serviços sem relação com o consumidor. "Eu recebia muitos cupons de depilação de virilha", ri. A empresa utiliza a tecnologia Real Time Location, que localiza o consumidor por meio de triangulação de antenas Wi-Fi ou de rede móvel. "A gente começou justamente para não encher o saco, levando a experiência para o e-mail marketing e para o mobile; a gente não lhe pergunta se você gosta de pizza, se você compra três vezes, a gente deduz que você gosta". Com essa estratégia, a Cuponeria tem conseguido uma receita de mais de R$ 200 mil e uma taxa de conversão média de 20%, com 31.800 cupons emitidos e 6.360 compras efetuadas. São 100 mil usuários ativos de cupons, de acordo com Brandão.

O Groupon, por sua vez, afirma focar no usuário, deixando que ele imponha os limites para o que quer receber, inclusive em quantidade. "As regras de geofence são do usuário, e se (o anúncio) não tiver relevância, não será incomodado", declara o diretor de marketing e comunicação da empresa, Tomás Penido. As ofertas são colocadas na plataforma após uma triagem da curadoria do Groupon, que já filtra os produtos de acordo com o perfil do consumidor e dados demográficos.

O diretor diz que o consumidor móvel gasta em média 50% a mais do que os usuários que realizam as transações pelo site desktop. Por isso, a companhia trabalha agora em novas tecnologias para aumentar o engajamento do consumidor com plataformas móveis, como a recente parceria com a Apple para implantar o Apple Play, que Penido diz que chegará ao Brasil "no ano que vem", e a ferramenta Gnome, baseada em iPad, que utiliza o iBeacon para uma conversão automatizada e servir de POS inteligente.

Fábio Freitas, da Dot Legend, explica que o serviço de fidelidade Belezuca, baseado no Shopkick dos Estados Unidos, tem uma abordagem diferente: "Nosso push é bonificado, tem custo para o cliente varejista. Se o usuário abrir, ele já ganha pontos, então isso já causa uma pré-seleção melhor", declara. Essa notificação emite pontos, que podem ser trocados por recompensas (da própria loja ou de parceiros), quando o usuário entra no estabelecimento. A tecnologia empregada pode ser a de um som em frequência inaudível e captado pelo microfone do smartphone ou o próprio iBeacon para a microlocalização.

Freitas reconhece que atualmente as configurações do aplicativo só permitem ligar e desligar as notificações de forma geral, mas que está "evoluindo" para um sistema que permite ao usuário seguir os estabelecimentos e receber (ou não) as notificações apenas desses locais. Enquanto isso, a meta é crescer. A empresa quer tornar a marca conhecida, para aumentar a presença no pequeno comércio. Atualmente, o serviço Belezuca conta com 50 mil usuários, com foco maior no Rio de Janeiro e "em algumas lojas em São Paulo". "Vamos fazer um pequeno investimento (em divulgação de marca) depois de uma captação, mas achamos que depois, a adoção será mais rápida."

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.