Publicidade
Início Gestão Infraestrutura Beacons serão produzidos a partir de tecnologia brasileira

Beacons serão produzidos a partir de tecnologia brasileira

0
Publicidade

A Taggen, especializada em projetos e soluções IoT e RFID, em parceria com o instituto CPqD, está desenvolvendo o primeiro beacon totalmente projetado e fabricado no Brasil – o chamado Taggen Beacon. O diretor de tecnologia da Taggen, Mário Prado explica que dentre outras, a principal vantagem do produto é o custo, podendo ser até 50% menor do que o similar importado.

“O fato de ser desenvolvido em Campinas (SP) torna a tecnologia mais acessível para as empresas. No varejo, por exemplo, será possível localizar com precisão por qual gôndola o cliente está passando, o que dará suporte para diversas ações de marketing”, explica, ressaltando que o dispositivo também pode ser aplicado em processos de logística e segurança de grandes indústrias. “Com o dispositivo será fácil identificar a origem das falhas. Ou, até mesmo, pausar uma máquina de risco quando algum visitante se aproximar”, explica.

A solução voltada para o mercado de IoT (Internet das Coisas), se baseia em um dispositivo que emite sinais por meio da tecnologia bluetooth low energy, também conhecida como BLE, o qual já operará sob a versão 4.2 sob os protocolos iBeacon e EddyStone.

Os sinais são captados por qualquer dispositivo que reconheça bluetooth incluindo smartphones e tablets sendo que, dessa forma, os beacons podem ser utilizados para a criação de inúmeras aplicações de rastreabilidade, sendo uma espécie de “GPS” indoor/outdoor, com foco principal nas áreas de logística, marketing e varejo.

Além da inovação, o projeto vai oferecer para integradores de software uma plataforma de serviços utilizando essa tecnologia agora 100% nacional. “Agora estamos na reta final, e com o protótipo e nosso parcerio CPqD, estamos encaminhando para homologação da Anatel, obrigatória para produtos desta natureza, seguindo para a fabricação em grande escala para o mercado e já com vários pré-orders que aguardam com ansiedade o produto final. Mas a inovação não para por aí, o roadmap do produto prevê outras características inovadoras para o futuro, como: sensores de temperatura, luminosidade, umidade e outros. ”, ressalta, estimando a finalização desta 2ª etapa do projeto ainda para o primeiro semestre de 2017.

A Taggen, com escritório também no Parque Tecnológico de São Leopoldo – Tecnosinos, em São Leopoldo (RS), se posiciona no mercado como uma das principais empresas inovadoras, compondo grupos e comitês de discussão do assunto Internet das Coisas.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile