Publicidade
Início Blogueria Tecnologia, pessoas e processos – os pilares da transformação do relacionamento com...

Tecnologia, pessoas e processos – os pilares da transformação do relacionamento com cliente

0
Publicidade

A evolução do relacionamento entre marcas e consumidores reflete muito sobre como nos transformamos como sociedade. Durante anos, as empresas mantiveram uma relação unilateral com seu público, oferecendo produtos e serviços, muitas vezes, sem a preocupação de manter um diálogo aberto. Hoje, entretanto, essa postura está sendo reavaliada diante de consumidores cada vez mais ativos e conectados socialmente. Buscamos por experiências memoráveis e queremos compartilhá-las com toda nossa rede!

Cada vez mais, os consumidores têm voz ativa e pensamento crítico, ficando mais difícil para as marcas com as quais se relacionam conquistá-los e fidelizá-los. Aliás, definitivamente, nós, consumidores, não somos mais fiéis a uma única marca. Buscamos propósito nas relações e acabamos escolhendo aquela que nos proporcione a melhor experiência.

Além disso, lidamos atualmente com toda a questão da transformação tecnológica, que nos empurra por uma onda formada por automação, Inteligência Artificial, Analytics, IoT, entre tantas outras inovações, que têm como objetivo criar soluções que nos surpreendam e nos tratem como únicos ao longo das jornadas de relacionamento.

Certamente, vivemos em um ambiente digital e de inovação e a pressão por mudanças nas instituições também é potencializada por este cenário. Mas se engana quem acredita que essa transformação está pautada somente em tecnologia. A necessidade de agilidade, simplicidade e eficiência exige um redesenho de processos dentro das empresas, tendo as pessoas no centro da estratégia – o que implica numa grande transformação conhecida como Customer Experience, ou simplesmente CX.

A valorização do fator humano é outro pilar de extrema importância neste processo. Investir em capacitação e motivação das pessoas é peça chave para encantar os consumidores. Por isso, muitas vezes, contar com a atuação de parceiros especialistas em relacionamento com o cliente, como a Atento, que há 20 anos vem aprendendo com o consumidor e acompanhando sua transformação, pode ser a chave para entregar melhores experiências com alto valor agregado para todas as partes.

O que precisamos ter em mente é a importância de se transformar continuamente, antecipando comportamentos e anseios, além de tornar as experiências excepcionais para todos, considerando o aspecto humano por traz de cada contato.

Em relacionamento com consumidores, a transformação envolve não perder de vista o propósito de cada marca e seus valores, assim como e trabalhar continuamente em busca da melhor experiência. É olhar o processo fim a fim e reposicionar a forma de se relacionar do ponto de vista dos consumidores.

Dimitrius Oliveira, presidente da Atento Brasil.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile