Cresce investimento em nuvem no orçamento das empresas

0

Sabemos que desde 2010, a indústria global de serviços em nuvem tem crescido ano após ano para alcançar uma avaliação de US$ 370 bilhões em 2020, marcando um crescimento de mais de 380% em apenas 10 anos. No entanto, quando contextualizado com o fato de que 90% dos dados mundiais em 2013 foram criados entre 2011 e 2012, é inevitável que mais dados exijam a necessidade de mais armazenamento. No final de 2020, o peso virtual de todas as informações do mundo era de 44 zetabytes (trilhões de gigabytes), um número representado por 21 zeros. Não por menos, cerca de 50% de todos os dados corporativos são armazenados na nuvem, a partir de 2020.

Mais que uma solução de armazenamento eficiente, a cloud é uma plataforma única para gerar dados e soluções inovadoras para tomada de decisão. Com um foco intenso na adaptabilidade para facilitar uma forma de pensamento orientado a serviços com o que não se pensava antes.

Segundo a pesquisa global apresentada por Renato Pasquini, diretor global de pesquisa em TIC da Frost & Sullivan, sobre o mercado de Cloud, as empresas de TI no Brasil também impulsionaram sua transformação digital por meio da nuvem. Comentando o estudo ele afirma que, na visão dos entrevistados para ser uma organização com mindset digital, resiliente, ágil e confiável, a infraestrutura deve estar alinhada à estratégia digital da organização, permitir a implantação rápida de recursos e dessa forma ser capaz de habilitar novos serviços dinamicamente e ter capacidades de automação e gestão inteligentes.

Ainda conforme apontou o executivo sobre a pesquisa, a pandemia mudou as estratégias centradas no cliente, sendo que, para 2022, 68% das companhias ouvidas querem aumentar a produtividade, 50% reduzir os custos, 41% fidelizar clientes e 36% introduzir novos produtos/ serviços.

Segundo Pasquini, os orçamentos para novas iniciativas pautadas em nuvem estão crescendo, os modelos de nuvem híbrida estão gradativamente ganhando espaço nos orçamentos de TI das empresas.

No estudo 48% das empresas ainda utilizam apenas o data center tradicional como formato de infraestrutura enquanto que 52% utilizam algum tipo de nuvem como parte de sua infraestrutura digital.

Ele destacou também que 51% das empresas utilizam mais de um provedor de Cloud pública para IaaS (Infrastructure as a Service) e PaaS (Platform as a Service), evidenciando que conexões padronizadas, rápidas e seguras simplificam o alinhamento com fornecedores, parceiros e outros integrantes no ecossistema de infraestrutura.

Sobre o futuro da infraestrutura digital na América Latina, entre 2020 e 2024, a pesquisa prevê crescimento de 43% para IaaS, 11% para Hyperconverged (Infraestrutura Hiperconvergente) e 4% para LCaaS (Local Cloud as a Service).

A capacidade de se especializar das empresas se expandiu, permitindo que as organizações inovem seus modelos e processos de negócios em busca de suas competências essenciais e objetivos de negócios e neste contexto encontram as oportunidades de crescimento por meio de três vertentes. Na evangelização dos provedores baseadas nos benefícios ofertados ganhando a confiança das organizações; na simplificação que os serviços promovem e no provimento de mais ajuda na gestão proporcionada por parceiros qualificados no gerenciamento das nuvens.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.