BB e Caixa se unem para construir centro de dados por meio de PPP

0

A primeira parceria público-privada (PPP) do governo federal na modalidade de concessão administrativa avançou nesta segunda-feira (30/10) com a abertura da consulta pública para a construção do Centro de Dados do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal. O projeto foi apresentado na sede nacional do BB, em Brasília.

Até o dia 13 de novembro, o consórcio responsável pelo projeto recebe as consultas públicas. A previsão é que a licitação definitiva ocorra em dezembro e as obras comecem em fevereiro. ?Se tudo der certo, o complexo deve estar concluído em dezembro de 2007?, estima o gerente-executivo do Banco do Brasil e presidente do consórcio responsável pelo futuro centro de dados, Jesualdo Conceição da Silva.

O Complexo Datacenter, como será chamado o empreendimento, tem 24 mil metros quadrados de área construída em um lote de 40 mil metros quadrados. O governo do Distrito Federal cedeu o terreno e deve emitir a escritura ainda nesta semana. Responsável pelas obras, o parceiro privado gastará R$ 300 milhões e fará a locação do prédio por 25 anos para a empresa pertencente ao Banco do Brasil e à Caixa. Ao final do contrato, o consórcio pagará cerca de R$ 800 milhões pelo aluguel.

Previsto para ser o principal empreendimento da Cidade Digital, área próxima ao Parque Nacional de Brasília que abrigará um pólo tecnológico, o Complexo Datacenter representa a aposta do governo do Distrito Federal para atrair pequenas e médias empresas para a região. A autorização para a consulta pública partiu do Comitê Gestor de Parcerias Público-Privadas do governo federal, coordenado pelo Ministério do Planejamento.

?Além de fornecer mais segurança aos clientes dos dois bancos, o centro de dados poderá transformar a Cidade Digital em um centro de produção de conhecimento?, destacou o ministro do Planejamento, Paulo Bernardo. Segundo ele, a arrecadação gerada pelo complexo vai compensar o valor gasto pela União no empreendimento.

Para a governadora do Distrito Federal, Maria de Lourdes Abadia, o projeto representa um "passo importante" para a atração de investidores nacionais e estrangeiros. ?Temos vários projetos em discussão, mas precisávamos de um fiador para divulgar a Cidade Digital aos empresários?, afirmou. Segundo ela, o novo pólo tecnológico pode gerar até 40 mil empregos.

De acordo com o Banco do Brasil e a Caixa, o novo centro permitirá o andamento de transações financeiras, mesmo em casos de desastres. Construído sob normas internacionais, o complexo dará continuidade ao aproveitamento conjunto de infra-estrutura pelos dois bancos, iniciado com o compartilhamento de terminais bancários em 2005.

O processo de consulta pública está aberto até o dia 13 de novembro. Os interessados podem obter a documentação pela internet, nos sites do Banco do Brasil (www.bb.com.br) e da Caixa Econômica (www.caixa.gov.br).

Com informações da Agência Brasil.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.