Publicidade
Início Newsletter (TI Inside) Twitter age com cautela para conter euforia de investidores e garantir sucesso...

Twitter age com cautela para conter euforia de investidores e garantir sucesso de IPO

0
Publicidade

As expectativas dos investidores de que haja uma elevação acentuada no preço das ações do Twitter na oferta pública inicial de ações (IPO, na sigla em inglês), marcada para a próxima semana, estão aumentando, apesar dos esforços da rede de microblogs para conter a empolgação. O receio da empresa é que haja uma euforia irracional como a que precedeu a estreia do Facebook na bolsa, no ano passado, e que acabou frustrando o mercado, com reflexos desfavoráveis no desempenho das ações da empresa nos meses posteriores.

“Há um monte de pessoas que estão interessadas e que acho que vai ser um ‘estouro’ quando começar a negociação”, disse Eric Jackson, fundador da Ironfire Capital, um fundo de hedge que se concentra em ações de tecnologia, ao jornal britânico Financial Times.

A postura dos diretores do Twitter durante os road shows que vem realizando por todos os EUA, com apresentações para analistas, potenciais investidores e gestores de fundos, para tentar convencê-los a participar do IPO, tem sido sempre no sentido de aplacar o entusiasmo excessivo. Mas alguns investidores dizem reiteradamente que a faixa de preço fixada pelo Twitter, entre US$ 17 e US$ 20, que valoriza a empresa em até US$ 13,9 bilhões, é baixa.

“Nós tendemos a concordar com o sentimento geral de que o negócio está sendo fixado no preço mais baixo”, disse Graeme Bencke, gerente da carteira de patrimônio da inglesa PineBridge Investments, uma gestora de recursos. “Com o free float de cerca de 13% [o total de ações da empresa em circulação no mercado], ela demonstra que quer garantir que o IPO seja bem-sucedido, mas nossa preocupação é estrutural, sobre como o negócio funciona”, disse o especialista.

Modelo de negócio

Vários analistas e investidores têm manifestado preocupações com o modelo de negócio do Twitter e com a capacidade da rede de microblogs de ampliar as vendas de publicidade, sem desagradar os usuários. “Esse é um negócio ad-driven, por isso ou o investimento tem de ser mais lento ou a publicidade tem de se tornar mais perene para a empresa a produzir resultados. Mas até que ponto a publicidade pode se tornar tão intrusiva e afetar a experiência do usuário?”, questiona Bencke.

Um sinal de que o Twitter pretende tornar o site mais amigável para os anunciantes veio na terça-feira, 29, durante um road show, quando apresentou previews de vídeos e fotos que trazem imagens mais proeminentes. Mas, apesar dos novos recursos e tie-ups terem sido bem recebidos, os investidores também reclamaram que a empresa não expôs quais produtos e quais as estratégias que melhor funcionam. “Há uma série de suposições sobre o que os usuários irão tolerar e essa é a grande questão”, disse a gerente de portfólio em um grande fundo de hedge.

De acordo com, Rett Wallace, diretor-executivo da Triton Research, que fornece dados sobre empresas de tecnologia para os investidores, desde que [o IPO] foi divulgado, o Twitter tem se inclinado fortemente para o lado do usuário da rede de microblogs. “Realmente, a empresa não nos disse nada sobre as vendas de publicidade, por isso ela pode esperar algumas perguntas difíceis de gestores de fundos aí pela estrada.”

Para ele, a capacidade do Twitter de abordar essas questões irá determinar se os gestores de fundos irão, de fato, apostar na empresa, ou se apenas se sentirão confortáveis para adquirir ações e vendê-las rapidamente para garantir ganhos.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile