Publicidade
Início Notícias Gestão Terceira plataforma vai ditar rumos do uso da TI, diz estudo

Terceira plataforma vai ditar rumos do uso da TI, diz estudo

0
Publicidade

A IDC divulgou durante a conferência “Futurescape: Worldwide CIO Agenda 2015 Predictions” as previsões para ajudar os líderes da indústria e CIOs das empresas a definerem suas prioridades e investimentos, com dados sobre as tendências tecnológicas, crescimento e oportunidades futuras no mercado de TI.

A seguir, algumas das previsões da agenda:

* Em 2017, 80% do tempo do CIO será focado na análise, segurança cibernética e na criação de novas fontes de receita através de serviços digitais.

* Em 2016, 65% das estratégias competitivas globais exigirão o uso da TI como serviço (ITaaS, na sigla em inglês).

* Em 2016, a segurança será uma prioridade de negócios para 70% dos CEOs de empresas globais.

* Em 2015, 60% dos CIOs usarão DevOps (metodologia de desenvolvimento de software que explora a comunicação, colaboração e integração entre desenvolvedores e profissionais de TI) como a principal ferramenta para enfrentar a velocidade e expansão da telefonia móvel, comutação em nuvem e aplicações de código aberto.

* Em 2016, 80% dos CIOs vão usar uma nova estrutura arquitetônica que permite a inovação e melhoria na tomada de decisões de negócios.

* Em 2020, 60% dos CIOs das organizações globais serão suplantados pelos chief digital officer (CDO) para a entrega de produtos de TI e serviços digitais.

* Em 2016, 80% dos CIOs irão acelerar a migração da plataforma tecnológica para combater a obsolescência prematura de ativos de TI atuais.

* Em 2018, 30% dos CIOs das organizações globais irão fazer “rollout” de dados e análises estratégicas regionais.

* Em 2017, 35% dos relacionamentos de sourcing de fornecedores em torno da 3ª plataforma de tecnologia, incluindo-se aí o icloud, big data, mobility e social Business, irão falhar, fazendo com que os CIOs recomeçem a implantação de novos processos de sourcing.

* Em 2018, 50% dos CIOs vão desistir do modo tradicional de controle da tecnologia em favor de uma estrutura baseada em padrões abertos.

“As transformações trazidas pela 3ª plataforma vão ter efeitos significativos sobre a forma como a empresa utiliza tecnologia, como ela é entregue e como a organização de TI estará estruturada. O CIO perspicaz vai aproveitar a oportunidade para ser o principal agente desta transformação e elevar o seu papel na empresa”, disse Michael Rosen, assessor adjunto de pesquisa da IDC.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile