Publicidade
Início Serviços Case Mundial aumenta produtividade com adoção de ferramenta 3D

Mundial aumenta produtividade com adoção de ferramenta 3D

0
Publicidade

Com o objetivo de apresentar o projeto de uma peça o mais parecido com ao que vai ser fabricada, a Divisão Eberle, umas das unidades de negócios da Mundial S/A, localizada em Caxias do Sul (RS), investiu na troca da ferramenta 2 D por um 3D, como uso do Solid Edge, em conjunto com o NX CAM, da Siemens PLM.

De acordo com Patriq Loeser, projetista do setor de engenharia de projetos, a elaboração das peças puramente 2D era mais complexa, exigindo maior atenção e conhecimento do profissional. “Apresentávamos para o cliente uma imagem 2D de desenho de produto (em preto e branco) que era muito distante da peça na vida real. As programações de usinagem para utilização em cunhos de gravação eram feitas a partir de programas de plotagem, mas o resultado não era uma peça técnica, o que limitava a fidelidade da reprodução da marca dos nossos clientes”, explica.

Segundo o projetista, foi identificada a necessidade de melhorias na comunicação entre as máquinas de usinagem e na apresentação dos produtos para o cliente, deixando-a mais próxima possível do produto real. A empresa utilizava uma forma adaptada de usinagem, o que restringia o número de clientes atendidos diariamente. Ao diminuir o tempo de atendimento dedicado a cada cliente, seria possível aumentar o número de clientes atendidos ao longo do mês.

”Em termos de produtividade, a Mundial reduziu o tempo de projeto em mais de 70% e aumentou em 90% o número de clientes atendidos após a adoção do Solid Edge. A nova solução possibilitou mais agilidade e confiabilidade, tanto na reprodução das marcas dos clientes quanto na elaboração dos projetos de máquinas, ferramentas e dispositivos”, enfatiza Loeser.

Implementação

Com o uso do Solid Edge, em conjunto com o NX CAM, foi possível acelerar as etapas de projeto e de construção, além de viabilizar a criação de processos quase que automáticos para gerar componentes utilizados em grandes quantidades, como em ferramentas de repuxe e de corte e em moldes de injeção.

“O principal diferencial da ferramenta da Siemens é o fato de oferecer uma solução completa para todas as etapas, do projeto até a construção, com recursos que se complementam”, explica Loeser, da Mundial. O Solid Edge e o NX CAM são utilizados para desenvolver botões, ilhoses, rebites, etiquetas e na unidade de Gravataí, facas, tesouras e alicates.

Loeser relata que, no início da adoção da nova ferramenta, houve certa resistência dos funcionários, por conta de estarem acostumados com o produto que tinham, mesmo sabendo das limitações do software utilizado até então. “Nenhum dos funcionários do setor de engenharia havia tido experiência com softwares 3D. Ao substituir um software puramente 2D por um 3D, a maneira de pensar e de elaborar o projeto precisou mudar”, ressalta.

Benefícios

O Solid Edge começou a ser testado na Mundial em 2003, porém a empresa já utiliza as ferramentas da Siemens PLM desde 1998. Para a divisão Eberle, a nova solução possibilitou mais agilidade e confiabilidade tanto na reprodução das marcas dos clientes quanto na elaboração dos projetos de máquinas, ferramentas e dispositivos.

“Saímos de ferramentas quase que artesanais para ferramentas técnicas com uma maior produtividade e um ganho de agilidade de cerca de 90% na elaboração dos projetos. A apresentação dos produtos para o cliente ficou muito mais realista. Recentemente desenvolvemos um catálogo digital para tablets com sistema Android, permitindo ao cliente visualizar nossos produtos em 3D, rotacionando os itens em todos os ângulos”, destaca Loeser.

Ao analisar o setor de engenharia para trabalhos mais simples e de grande repetitividade, a redução do tempo de projeto, de acordo com Loeser, chega a mais de 70%. Antes, o desenho da marca do cliente era feito externamente. Com o Solid Edge, todo o processo dessa atividade foi internalizado, o que reduziu em aproximadamente 40% o custo dessa operação.

Em relação ao número de clientes atendidos ao longo do mês, ele conta que houve um aumento de 90% em comparação à solução utilizada antes do Solid Edge e do NX. “Seria impossível atendermos a essa demanda com o nosso antigo processo e com o número de colaboradores que temos disponível hoje”, conclui.

A Mundial S.A. é uma das maiores empresas mundiais na produção de componentes metálicos (como botões, ilhoses, fivelas, rebites e etiquetas, além de facas, tesouras e alicates na unidade de Gravataí). Uma das líderes no mercado nacional e fornecedora das principais marcas do país, a Eberle produz atualmente mais de 400 milhões de peças por mês.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile