Nexa inicia jornada para a transformação digital

0

A TIVIT foi a responsável pela migração para a nuvem de 60% do parque tecnológico da Nexa Resources, uma das empresas investidas da Votorantim. A ação teve como objetivo central apoiar a companhia em seu projeto de transformação digital, com foco no suporte ao plano de crescimento e desenvolvimento dos negócios da Nexa. Para esses resultados, a companhia entendeu que seria necessário um parceiro que proporcionasse flexibilidade e agilidade no processamento de seus ambientes, garantindo, além disso, a segurança dos dados.

"A TIVIT ofereceu as melhores soluções para a nossa transformação digital, e está alinhada com a nossa estratégia de crescimento. Por isso, a opção foi migrar para uma solução de cloud, que tem muito mais capacidade e flexibilidade, comparada aos servidores físicos. Isso foi um ponto chave dentro da proposta, entregar o processamento em uma velocidade maior promovendo capacidade para acompanhar os planos de crescimento da companhia", conta José Antônio Furtado", CIO da Nexa.

A equipe de especialistas da companhia realizou um trabalho completo de jornada de nuvem, iniciando por uma etapa de Cloud Strategy, por meio da qual foram definidos os objetivos a serem alcançados e o roadmap para a jornada. Na sequência, o projeto contou com o Workload Assessment, que foi a análise dos ambientes a serem migrados e o estudo de integração com ambientes híbridos; além do Onboarding, que já é o começo do processo de integração, quando o fluxo é iniciado, e, finalmente, o Cloud Migration, que é a transição dos workloads: a transformação dos ambientes e a integração com os serviços tradicionais de TI.

"O papel da TIVIT é o de manter o ambiente em nuvem estável e otimizado, realizando um monitoramento integrado dos ambientes híbridos e gerenciando seus workloads através de um modelo de operaçãoDevOps", conta André Frederico, Diretor Executivo e Head of Cloud da TIVIT.

Um dos maiores impactos no negócio da Nexa durante a jornada para a nuvem, foi o aumento da capacidade de processamento, além da simplificação no processo de gestão dos servidores. Com isso, as companhias já têm estudado a implementação da segunda fase do projeto, que contará agora com a migração dos quase 40% restantes do parque da Nexa para a nuvem, somando, ao todo, 200 servidores.

"Atualmente, avaliamos quais outras áreas devem ser migradas. Para nós, o importante é viabilizar a estratégia da Nexa, e sabemos que essa análise, baseada em inteligência de negócio, é imprescindível e deve ser constante. Vamos migrar tudo o que fizer sentido", encerra Furtado.

A Votorantim conta com uma sólida parceria de mais de 14 anos com a TIVIT. Já com a Nexa, especificamente, a TIVIT possui um relacionamento de quase 20 anos, em um contrato de prestação de serviços que contempla soluções de Infrastructure Management, com monitoração e suporte de data center; Centro de Operação de Redes, Digital Business, com soluções de NOC (Networking Operation Center), SOC (Security Operations Center), Digital Workplace, Suporte Dedicado, além de Cloud Computing.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.