Pesquisa aponta alta demanda por redes inteligentes

0

A rede é vital para os negócios digitais da atualidade. Seja para maximizar a produtividade dos funcionários, otimizar a experiência do cliente ou manter os dados protegidos e seguros, a rede é a base do sucesso de uma empresa. Ao mesmo tempo, a rede está em meio a uma de suas maiores evoluções desde o lançamento da Internet, criando uma oportunidade para os líderes de TI e suas equipes inovarem. A Cisco perguntou a mais de 2 mil líderes de TI e estrategistas de rede o que eles pretendem priorizar em termos de investimentos e condições de suas redes.
 
"Hoje, as equipes de TI estão rodando redes de missão crítica e complexas, que são cada vez mais capazes de fornecer uma riqueza de dados. Mas usar esses dados para melhorar as operações, a segurança ou o impacto da rede nos negócios requer novas ferramentas. É por isso que os times de TI estão adotando a rede baseada em intenção, a IA e o aprendizado de máquina: porque os negócios exigem isso", afirma Scott Harrell, vice-presidente sênior e gerente geral da Cisco Enterprise Networking. "A IA ajudará a TI a romper o ciclo de manutenção do status quo. Ao abraçar a analítica preditiva e as operações baseadas em IA, as equipes de TI darão uma guinada, deixando de ser consumidas pela manutenção do status quo para se tornarem um vetor de inovações empresariais."
 
As principais descobertas reveladas no Global Networking Trends Report and Survey incluem:
 
•         Os líderes de TI esperam que as tecnologias sem fio e as operações habilitadas com IA e pela IoT, bem como a detecção e remediação de ameaças, terão o maior impacto em seu design e estratégia de redes nos próximos cinco anos.

•         A grande prioridade dos líderes de TI e estrategistas de rede é maximizar o valor de negócio da TI e alinhá-la mais às necessidades das empresas.

o   Quase 40% dos líderes de TI apontaram a maximização do valor de negócio da TI como sua maior prioridade, acima de simplificação de operações, otimização da produtividade dos funcionários e minimização de incidentes de segurança.

o   A fim de conseguir isso, líderes e estrategistas acreditam que é crucial investir em tecnologias de IA. Quase 50% dos estrategistas de rede acham que elevar o uso da analítica e da IA ajudará a viabilizar a rede ideal.

•         A rede baseada em intenção está chegando, permitindo que as organizações se desenvolvam a partir de suas redes definidas por software.

o   41% dos entrevistados afirmaram ter pelo menos um caso de SDN em pelo menos um de seus domínios de rede.

o   Apenas 4% dos entrevistados acreditam que suas redes passaram de definidas por software para baseadas em intenção. No entanto, 35% acreditam que suas redes serão completamente baseadas em intenção em um prazo de dois anos.

Quando solicitados para indicar o nível com que suas redes operam atualmente de acordo com o Digital Network Readiness Model, apenas 28% afirmaram ter atingido uma rede orientada por serviços ou baseada em intenção. Porém, quando questionados sobre como estarão suas redes daqui a dois anos, 78 participantes responderam que acreditam que terão ido além da rede definida por software e estarão mais perto das redes orientadas por serviços e baseadas em intenção.

•         Os líderes e estrategistas de TI estão prontos para adotar a IA e a automação.

o   Apenas 18% dos líderes de TI consideram que a falta de maturidade da IA seja um obstáculo para a modernização das redes, o nível mais baixo de preocupação indicado nas respostas.

o   72% dos entrevistados planejam obter informações preditivas ou remediação prescritiva da IA nos próximos dois anos.

o   94% dos participantes acreditam que terão uma rede de área ampla definida por software (SD-WAN) daqui a dois anos. Além disso, 47% dos proprietários de SD-WAN pretendem ter uma WAN otimizada pela IA dentro de dois anos.

•         As operações de TI estão com dificuldades para deixarem de ser reativas e se tornarem proativas, o que prejudica sua capacidade de se alinharem melhor a seus negócios.

o   Mais de 75% dos líderes e estrategistas de TI acham que suas organizações não são preditivas ou otimizadas em termos de negócios.

o   Uma possível explicação para o fato de as equipes de TI não terem se tornado mais proativas é o tempo que gastam para manter o status quo de suas redes; 73% das equipes gastam mais da metade de seu tempo nisso.

o   Outra barreira para operações mais proativas e otimizadas para os negócios são os silos operacionais. Vinte e nove por cento das organizações identificaram a coordenação com outras equipes de TI como sendo a atividade operacional que mais consome tempo. Outras 27% indicaram que o design em silos e a abordagem operacional entre domínios de rede separados as impedem de conseguir modernizar suas redes.

•         Líderes e estrategistas de TI não se preocupam com a qualificação deficitária.

o   Os líderes e estrategistas expressaram confiança na capacidade de suas equipes para lidar com futuros desafios relativos às redes. Um terço dos líderes de TI acredita que suas equipes estão extremamente bem preparadas para atender a todas as necessidades de uma rede avançada, outros 40% as consideram bem preparadas e apenas 7% acham que seus times não estão preparados.

o   No entanto, a falta de qualificação continua sendo uma barreira para mais de um quarto das equipes de TI. Vinte e sete por cento dos líderes de TI identificaram que a falta das habilidades necessárias é um dos principais obstáculos para que haja transição para uma rede avançada.

o   22% dos líderes de TI indicaram que a requalificação e a atualização são uma grande prioridade para reduzir essas deficiências. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.