Japonesa Rakuten Mobile seleciona parceiros para explorar 5G na América Latina

0

A ambição da Rakuten Mobile para o 5G gira em torno de três grandes pilares: habilitar indústrias para a virtualização, capacitar a sociedade e oferecer experiências de qualidade para os clientes. Quem afirma é o diretor de tecnologia da empresa japonesa, Tareq Amin, que participou do Meet the Expert no último dia do Futurecom Digit@l Week. A Rakuten Mobile, que anunciou recentemente a primeira rede 5G virtualizada do mundo, é um dos novos entrantes no Japão com tecnologia e abordagem únicas, que garantem disrupção na arquitetura tradicional de como as redes móveis são construídas, projetadas e operadas.

Segundo o executivo, a empresa começou, em 2018, a construir o projeto do que se tornaria a primeira infraestrutura de telecomunicações virtualizada do mundo – de ponta a ponta – para o 4G. "Queríamos construir uma rede simples, completamente aberta, movida por IA e automação, que abraçasse a segurança aberta. E, em abril deste ano, lançamos nosso serviço no Japão e validamos que a virtualização da infraestrutura adotando a nuvem traz enorme eficiência, redução de custos e o mais importante: agilidade na prestação do serviço. E quando olhamos para o 5G, pensamos em como poderíamos fazer ainda melhor", diz Amin.

O CTO afirma que um cliente para a Rakuten Mobile não é mais um número de celular, mas um membro que gosta de serviços bancários, fintechs, cartão de crédito, logística, comércio eletrônico e vários conteúdos. O ecossistema diversificado permite lançar aplicativos que podem tirar o máximo proveito das redes 5G. "Começamos a implantar uma plataforma de comunicação que abrange contêineres e microsserviços para permitir que futuras cargas de trabalho rodem nesta rede. Acreditamos que o lançamento da Rakuten abriu a indústria para uma discussão saudável sobre rádio".

Em abril deste ano, a Rakuten Mobile e a NEC iniciaram a produção de equipamentos de rádio OpenRAN 5G, altamente seguros e nativos em nuvem, viabilizando a construção de estações de base 5G com o objetivo de prestar um serviço acessível, eficiente e de alta qualidade aos assinantes. "O OpenRAN é um dos componentes mais críticos para a disrupção da indústria", enfatiza Tareq Amin.

O diretor de tecnologia explica que a empresa tem duas bandas de espectro – uma de 400 MHz e outra de 3,7 GHz. Nos dois casos, as redes foram desenvolvidas praticamente do zero. "Estamos muito entusiasmados com o que construímos no Japão e queremos levar nossa tecnologia e modelo de negócio para os mercados globais. Inclusive, estamos em busca de parcerias na América Latina. Nosso objetivo é criar uma rede global de laboratórios, que atue de maneira colaborativa, para alcançarmos uma plataforma de rede autônoma em menos de dois anos", ressalta o diretor de tecnologia da Rakuten Mobile.

Até março de 2021 a expectativa é que a empresa cubra 70% de todo o Japão. Com uma plataforma de serviços moderna e com baixa latência – quando o tempo entre o ao vivo e o que é transmitido é curto, em alguns casos milissegundos -, os jogos na nuvem e AR tornam-se realidade absoluta. "Uma API de inovação aberta permitirá a qualquer empresa de desenvolvimento terceirizada entrar em nossa plataforma para inovar e desenvolver códigos de maneira conjunta. Com isso, teremos novos casos de uso, que irão se beneficiar dessa superestrada que o 5G oferece. Nossa ambição por 5G é definitivamente única", complementa Amin.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.