Publicidade
Início Newsletter (TI Inside) Ações do Yahoo registram alta de 1,55% com rumores sobre a demissão...

Ações do Yahoo registram alta de 1,55% com rumores sobre a demissão de Marissa Mayer

0
Publicidade

Os questionamentos constantes de acionistas do Yahoo sobre a capacidade da CEO Marissa Mayer de provocar uma reviravolta nos negócios e fazer com que haja uma retomada do crescimento da companhia fez reacender os rumores sobre a troca da executiva. No camando do Yahoo há quase três anos, ela tem sido muito criticada por investidores, os quais alegam que, após todo esse tempo, a empresa ainda não tem um sentido claro de direção.

Analistas chegam, inclusive, a especular sobre alguns possíveis sucessores de Marissa Mayer. O analista Rob Peck, da consultoria de investimentos SunTrust Robinson Humphrey, disse, em um relatório divulgado nesta segunda-feira, 30, que manteve reuniões nos últimos meses com pessoas da indústria de tecnologia e investidores sobre a situação do Yahoo. Nessas conversas, segundo ele, dois candidatos “de destaque” surgem na lista dos dez principais potenciais executivos a assumirem a vaga de CEO da companhia. Os nomes mais freqüentemente mencionados são os do presidente da Scout Media, Ross Levinsohn, que já ocupou o cargo de CEO interino do Yahoo, e o atual CEO da Chegg, Dan Rosensweig, ex-diretor de operações (COO) do Yahoo.

“A maioria das pessoas que mencionaram esses executivos não só pela liderança e perspicácia em termos de tecnologia e experiência no trato com a mídia, mas também pela profunda intimidade com funcionamento interno do Yahoo”, escreveu Peck no relatório, ao qual o USA Today teve acesso. “Assim como Jack Dorsey era visto como singularmente qualificado para ser CEO do Twitter, por seu conhecimento íntimo da empresa, muitos apontam Levinsohn e Rosensweig por terem o mesmo atributo.”

Outro nome que surgiu, segundo Peck, é o da atual COO do Facebook, Sheryl Sandberg. Ela, na verdade, acabou em uma lista de “potencial alvo”, mas “não é provável”. “Nós apenas ouvímos seu nome com freqüência, já que é muito respeitada e uma executiva comprovada”, diz ele no relatório.

Outros nomes que surgiram, mas pouco prováveis de assumir o comando Yahoo, no caso da troca de Marissa, são o do CEO da AOL, Tim Armstrong, Ariana Huffington e o COO Softbank e ex-executivo do Google, Nikesh Arora.

Peck diz que conduziu a pesquisa com base em alguns questionamentos de investidores. “Com o volume de negócios recente, liderado por executivos de alto nível, alguns investidores têm questionado se a posição do CEO é estável”, escreveu ele. “Mais importante, eles têm nos perguntado: ‘E se houver uma mudança do CEO, como é que esse impacto nas ações?'”, disse Peck, acrescentando que teve muitas conversas com os principais participantes da indústria e investidores para avaliar os atributos necessários para que o executivo seja um forte candidato a CEO.”

Os principais atributos necessários a um potencial candidato CEO do Yahoo, que surgiu a partir das discussões, segundo ele, são experiência o cargo, familiaridade com a empresa, background com a mídia e experiência com tecnologia e a gestão operacional.

Os rumores sobre a demissão de Marissa Mayer levou as ações do Yahoo a operarem em alta durante todo o pregão desta segunda-feira, após uma semana com os papéis apresentando um desempenho altamente volátil. As ações das empresa fecharam o dia em alta de 1,55%, negociadas a US$ 33,45, mas no início da manhã chegaram a atingir US$ 33,51.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile