Publicidade
Início Blogueria Importância da nuvem pessoal para proteger a informação

Importância da nuvem pessoal para proteger a informação

0
Publicidade

A segurança da informação nunca foi tão debatida. Em uma era em que as pessoas estão cada vez mais conectadas, compartilhando e produzindo conteúdo, gerir toda essa informação se tornou primordial para que o conteúdo pessoal não se torne público. Hoje é o Dia Internacional da Segurança da Informação, mas, afinal, estamos cuidando bem do que é nosso?

Os brasileiros começam a se mostrar conscientes quanto à importância da proteção dos arquivos. Uma pesquisa da Norton Cibersecurity Insights Report revela que 81% dos entrevistados disseram que sabem da necessidade de proteger ativamente as próprias informações. Portanto, gostaria de abordar os passos para manter seus arquivos e informações seguras.

O início para ter a informação segura é um bom backup. Dados globais de uma pesquisa que realizamos, apontam que 30% das pessoas nunca fizeram backup de seu conteúdo. Também verificamos que as principais causas da perda de dados são mau funcionamento do sistema, erro humano, problema com o software, vírus e desastres naturais.

Se tudo começa pelo backup, uma das ferramentas é a rede. As pessoas estão cada vez mais adeptas ao uso da nuvem para guardar o conteúdo. A grande questão é se esse conteúdo está seguro. Em meio aos recentes casos de vazamentos, uma das melhores soluções para ter o controle da própria informação é a nuvem pessoal, que diferentemente da pública, tem como principal elemento a privacidade e o controle.

Disponíveis em aparelhos em que é possível deixar a nuvem em casa e no  escritório, mas acessar de qualquer lugar, a “personal cloud” tem uma capacidade de armazenamento a partir de 2TB e não possui custos mensais e de manutenção, além de trazer para o usuário o controle total do que ele guarda e compartilhamento personalizado da informação, em que o usuário divide o que quer com quem lhe interessar.

Além da nuvem pessoal, algumas dicas são essenciais para manter os arquivos seguros. Trocar a senha periodicamente e estar atento a quem tem acesso ao PC – uma nuvem pessoal evita que o arquivo fique salvo em um computador de terceiro, por exemplo – são alguns dos cuidados que o usuário precisa ter em mente.

A nuvem pessoal traz o empoderamento, porém, é necessário dar um passo para trás e educar sobre a importância do conteúdo, que, na maioria das vezes, representa memórias e itens digitais valiosos na vida cotidiana ou profissional – e são o que queremos proteger.

Ben Fenhoff, general manager da WD no Brasil.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile