Microsoft cria serviço de telefonia corporativa baseado na plataforma de nuvem Office 365

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A Microsoft está ampliando a capacidade de gerenciamento de chamadas e conferências por telefone corporativas, agregando novas funcionalidades ao seu serviço de nuvem Office 365, mais conhecido pela oferta de aplicativos de produtividade para escritório, para competir com serviços de fornecedores como a Cisco Systems e o Google.

Segundo a empresa, o novo recurso, chamado Cloud PBX, permite aos usuários realizarem chamadas de voz, bem como áudio e videoconferências, sem a necessidade de centrais privadas de roteamento para transferência aos ramais ou da instalação de software. Ainda de acordo com a Microsoft, o serviço pode suportar e gerenciar reuniões online com até 10 mil participantes.

O pacote com o serviço, que inclui conferência ilimitada e outros novos recursos do Office 365, custa US$ 35 por usuário por mês nos Estados Unidos, na comparação com o preço de US$ 8 a US$ 20 de outros pacotes. O plano com a inclusão de chamadas internacionais custa mais US$ 24.

A Microsoft é mais uma a explorar a migração que vem ocorrendo no mundo dos serviços de comunicações para o formato digital, que transmite voz com o tráfego de dados pela internet. A Cisco, por exemplo, vende telefones para escritório baseados na internet e serviços de áudio e videoconferência. O Google Apps for Work inclui serviços de e-mail, armazenamento online e conferências de vídeo.

O Cloud PBX, na realidade, é o resultado da aposta da Microsoft na telefonia via internet, iniciada em 2011 com a compra do serviço de comunicação via internet Skype, por US$ 8,5 bilhões, conhecido por permitir que os usuários façam chamadas de voz e vídeo gratuitas a aprtir de seus PCs. O Skype continua a ser imensamente popular entre os consumidores, mas adesão dos clientes corporativos ainda ocorre em ritmo bastante lento, mesmo após a mudança do nome do serviço para Skype for Business.

"A telefonia corporativa não tem sido lá [tão explosiva]", disse John Case, vice-presidente corporativo da Microsoft, ao The Wall Street Journal. O executivo, que também é responsável pelo marketing para o Office 365, disse ainda que empresas como a Microsoft não têm dado às corporações soluções em que possam apostar.

Este noticiário procurou a Microsoft, por meio de sua assessoria de impresa, para saber qual é a previsão de disponibilidade do Cloud PBX no Brasil, mas até a conclusão da notícia não havia obtido retorno.

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